Bhutto será enterrada sob forte segurança

ReutersPartidários de Benazir Bhutto carregam caixão da ex-premiê paquistanesa

Partidários de Benazir Bhutto carregam caixão da ex-premiê paquistanesa

A ex-primeira-ministra Benazir Bhutto será enterrada, nesta sexta-feira (28), na cidade natal de sua família, no sul do Paquistão, um dia depois do atentado suicida que provocou sua morte e desencadeou protestos em todo o país, afundado em uma grave crise política.

As forças de segurança se encontram em estado de alerta e temem novos atos de violência, que já mataram 11 pessoas desde quinta-feira.

Bhutto foi assassinada, assim como outras 20 pessoas, num atentado suicida na cidade de Rawalpindi, próxima a Islamabad, depois de ter discursado em um comício relacionado às eleições legislativas de 8 de janeiro.

Violentos confrontos explodiram na quinta-feira em várias cidades do país entre policiais e partidários de Bhutto, que incendiaram veículos e edifícios.

O governo do presidente Pervez Musharraf acusou, nesta sexta-feira, extremistas islâmicos ligados à al-Qaeda pelo assassinato de Benazir Bhutto, mas afirmou que não tem provas do envolvimento da organização com o atentado.

"É muito provável que os culpados sejam os mesmos elementos extremistas que cometeram atentados nos últimos meses em todo o país", disse à AFP o porta-voz do ministério do Interior, Javed Cheema.

No entanto, afirmou que o governo não estava a par de uma reivindicação direta da al-Qaeda, como anunciou nesta sexta-feira o canal de televisão privado ARY TV, que não divulgou mais detalhes sobre a origem da notícia.

Islamabad decretou luto nacional de três dias em memória da primeira mulher da era moderna a ter governado um país muçulmano.

O corpo da ex-premiê chegou na madrugada desta sexta-feira à província meridional de Sindh para o funeral.

Benazir Bhutto será enterrada no mausoléu familiar de Garhi Juda Bajsh, perto da cidade de Larkana, sul do país.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos