Estado acelera programa habitacional para famílias carentes

O governo estadual vai acelerar o programa habitacional destinado às famílias de baixa renda. Nesta quinta-feira, serão publicados no Diário Oficial do Estado os decretos de desapropriação dos imóveis pertencentes à antiga Cohab na Vila Emater (Cruz das Almas) e na Cidade de Lona (Eustáquio Gomes). Nestas áreas serão construídas casas populares para os moradores das duas favelas e, também para as famílias que ainda residem em barracos nas favelas Sururu de Capote, Mundaú, Muvuca e Torre.

De acordo com o projeto elaborado pela Agência Alagoana de Habitação e Urbanismo (AGAHU), na Vila Emater – conhecida também como Campo das Palmáceas – serão construídas cerca de 250 casas para abrigar todos os moradores que residem próximo ao lixão.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Afrânio Manoel Vergetti, os recursos, no valor de R$ 2,2 milhões, foram assegurados por meio da ONG Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, que ficou de repassar a verba para a construção das casas à Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do programa Crédito Solidário. “Estamos finalizando o projeto urbanístico para apresentar ao banco, visando o repasse do dinheiro ao Estado”, explicou.

Com relação ao projeto habitacional para os moradores da Cidade de Lona, que vai abrigar também o restante das famílias do Dique-Estrada, o governo irá construir as unidades por meio do Programa de Subsídio Habitacional (PSH). O projeto idealizado pela Agência de Habitação para as cerca de mil famílias do local prevê ainda a construção de escola e posto de saúde. O Estado dará como contrapartida a área e obras de infra-estrutura.

“Com a construção dessas casas populares, o governo Ronaldo Lessa estará dando um grande passo no programa habitacional destinado às famílias carentes que moram em barracos na capital”, disse Afrânio Vergetti. Ele lembrou que o governo também está iniciando as obras do Conjunto Verdejante (790 unidades), que será construído no Benedito Bentes para abrigar parte dos moradores do Dique-Estrada. O processo de licitação para a obra será iniciado na próxima segunda-feira.

Em parceria com a prefeitura de Maceió, o governo estadual irá construir mais 56 casas no Conjunto Lenita Vilela para os pescadores do Dique-Estrada. “Estamos tentando outra área na região do Trapiche para abrigar o restante das famílias de pescadores, que precisam morar próximo à lagoa Mundaú para trabalhar”, disse.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos