Governador inaugura obras da Praça dos Martírios

O governador Ronaldo Lessa inaugura às 9h, as obras de recuperação da praça Marechal Floriano Peixoto. A programação prevê solenidade militar e descerramento da placa inaugural. A reforma foi realizada pelo governo de Alagoas, por meio dos Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas).

Às 15h, na Sala dos Conselhos do Palácio, o governador homenageia diversas personalidades com a medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto. Serão agraciados o vice-governador Luis Abílio; a senadora Heloísa Helena; o senador Teotônio Vilela; o presidente do PDT, Carlos Lupi; o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra; o ex-secretário de Cultura, Eduardo Bomfim; o empresário português, Antônio Paulo Couceiro Sequeira; o professor universitário e engenheiro civil, Beroaldo Maia, e o diretor-presidente do Supermercado Via Box, Luis Antônio Paes Barreto dos Anjos.

Às 18h, será realizada a benção solene com a presença do arcebispo de Maceió, Dom José Carlos. E para encerrar a festa serão realizados, a partir das 19h, os shows de Carlos Moura e Alcimar Monteiro.

Nos intervalos da programação, a praça será ocupada com várias modalidades esportivas, atividades educacionais e culturais. Além disso, serão instalados brinquedos para crianças de escolas estaduais. O evento contará com a presença constante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Também serão oferecidos diversos serviços de saúde à população.

O presidente-diretor do Serveal, Carlos Alberto Freitas, informou que as obras já estão praticamente concluídas, faltando apenas o trabalho de jardinagem, iluminação e limpeza. “A idéia do governador Ronaldo Lessa é que a área se torne um espaço cívico, onde possam ser realizados eventos oficiais e festejos culturais”, acrescentou.

Com a reforma, a praça ganhou novo piso, feito de blocos intercravados de cores cinza-grafite e vermelho; arquibancadas de alvenaria; púlpito (tribuna); mirante; banheiro público (masculino e feminino) e um muro de concreto em frente à Igreja dos Martírios, com objetivo de ampliar o espaço para atender a comunidade que participa de celebrações religiosas. O café e a parada de ônibus existentes no local foram reformados, e as palmeiras do entorno da fonte remanejadas.

Carlos Alberto Freitas informou, ainda, que os recursos empregados para a reforma da praça Marechal Floriano Peixoto estão dentro do orçamento de construção do Centro Administrativo, avaliado em R$ 6 milhões.

História

A praça Marechal Floriano Peixoto foi construída na administração do engenheiro Antônio Guedes Nogueira e sua inauguração foi realizada no dia 24 de dezembro de 1908. No governo do major Luis Cavalcante sofreu modificações, tendo sido acrescido de uma fonte luminosa. No mapa de Carlos Mornay, de 1841, o Largo dos Martírios já está delineado com a capela do Bom Jesus dos Martírios em construção, que servia de passagem para quem vinha do largo da Matriz pela rua do Comércio em direção à estrada do bairro de Bebedouro ou do interior, utilizada para o escoamento do açúcar produzido no vale do Mundáu. Durante o século XX, a praça serviu como placo de acontecimentos oficiais, manifestações públicas, festejos populares e passeios.

O nome dela é uma homenagem a Marechal Floriano Peixoto (1839 – 1895) que nasceu no bairro de Ipioca, em Maceió, e fez carreira militar no Rio de Janeiro, onde era respeitado pela sua conduta, chegando a ser eleito vice-presidente da chapa contrária a Marechal Deodoro da Fonseca, com uma votação superior a do próprio presidente.

Seu governo, de 1891 a 1894, consolidou a República, e Floriano passou a ser conhecido como o Marechal de Ferro pelo seu poder e pertinácia. No final do mandato, em 15 de novembro de 1894, retira-se da vida pública. Morre no dia 29 junho 1895.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos