Das páginas da Caras ao Destino Fantástico

Páginas da Revista Caras
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As potencialidades turísticas de Alagoas percorrem o mundo. São cerca de 250 km de litoral de águas cristalinas e 208 km de leito do rio São Francisco, que encantam turistas de todo o Brasil e do exterior. Conhecido internacionalmente pelas belezas de suas praias, o Estado possui cerca de 150 piscinas naturais, uma das maiores formações de corais do mundo, 58 lagoas e uma paisagem paradisíaca composta por manguezais, arrecifes, coqueiros e falésias. Água morna, mar ora verde, ora azul, sol o ano inteiro, povo hospitaleiro, comidas típicas, extensa rede de hotéis e pousadas.
Considerada um dos maiores pólos turísticos brasileiros, recebendo visitantes de vários países da América do Sul e da Europa, a capital alagoana tem nas praias o seu principal atrativo natural. Tantos atributos ganham espaço de destaque na mídia nacional, como na reportagem exibida na revista Caras do último dia 15 de julho; no programa Fantástico, da Rede Globo, do dia 18, que mostrou a região da Costa dos Corais, no litoral Norte alagoano, e no matinal de Ana Maria Braga, no dia 21, quando da visita de Louro José a Maceió, destacando os mais de 20 km de praia urbana, os passeios pelas nove ilhas da lagoa Mundaú, as piscinas naturais de Pajuçara, a cultura popular, o artesanato, a parte histórica e as comidas típicas.

Participação do governo de Alagoas em evento paulista foi determinante

As exibições resultam da participação do governador Ronaldo Lessa no Salão de Turismo Roteiros do Brasil, realizado em junho deste ano, em São Paulo, onde foram exibidas as potencialidades do Estado, dentre elas o turismo, um dos setores mais fortes e importantes da economia alagoana.
Durante o evento, que teve como objetivo fortalecer a regionalização do setor como fonte geradora de emprego e renda, foram apresentados mais de 200 roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do governo federal. Alagoas exibiu os roteiros Costa dos Corais, região das Lagoas e Penedo/Foz do São Francisco. O programa visa trabalhar as particularidades e especificidades de cada região, estabelecendo novos roteiros turísticos.
Paralelo a esse trabalho de divulgação dos roteiros turísticos, o governo de Alagoas percorre o país mostrando o que o Estado tem de bom. O projeto “Alagoas de Corpo e Alma” é considerado ferramenta indispensável à construção de uma imagem positiva lá fora. O workshop de turismo, como é classificado, expõe as belezas naturais de Alagoas, a cultura popular, personalidades e os investimentos realizados no Estado, com o objetivo de atrair o empresariado.

Obras estruturantes alavancam o setor

Investir no turismo como alavanca indispensável ao desenvolvimento. Com essa visão, o governo de Alagoas dota a capital de obras estruturantes, que incrementarão o turismo de negócios e eventos, proporcionando a geração de emprego e renda e movimentando a economia.
O Centro de Convenções, projetado para receber eventos de grande porte e contribuir decisivamente para a ampliação das potencialidades turísticas e comerciais do Estado, está com eventos programados até o final do ano. A ampliação e modernização do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, considerado um dos projetos mais modernos do País e avaliado como instrumento capaz de alavancar o setor do turismo receptivo no Nordeste, aumentará o fluxo de 500 mil para 1,2 milhão de passageiros anuais e vai proporcionar a criação de 400 empregos diretos e 800 indiretos. As inaugurações estão previstas para setembro.
Os investimentos no Aeroporto Zumbi dos Palmares foram de R$ 217 milhões, dos quais 72% são recursos da Infraero e 28% da Embratur e do governo de Alagoas. Para o secretário executivo de Turismo, Eugênio Sampaio, a vasta agenda técnica do Centro de Convenções e a ampliação do aeroporto fortalecem a economia. “Mesmo na baixa estação o setor ganha com os eventos realizados na capital, que envolvem participantes daqui e de fora”, revelou.

Seminário e campanha para conscientizar a população

O trabalho integrado das secretarias estadual e municipal de Turismo o “trade” local, visando conscientizar a população e garantir o retorno do turista, resulta na realização, ainda este ano, de um seminário com a participação de todos os segmentos da sociedade e abordagem de temas relacionados à infra-estrutura e recepção ao visitante. “Paralelo ao evento iremos traçar uma grande campanha local. Nosso objetivo é a volta do turista a Alagoas”, revelou Eugênio Sampaio.
Com o intuito precípuo de ampliar o turismo, Alagoas aposta em novas trilhas de sucesso. São investimentos em infra-estrutura, na história e na criação de novos roteiros, incluindo o turismo rural, ecológico e de aventura, segmentos que exploram o patrimônio ambiental e que pode gerar oportunidades de negócios para o Estado e os municípios envolvidos. Com grande potencial turístico, Alagoas assegura espaço na rota nacional e internacional.

Fonte: Agência Alagoas

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