Banco do Cidadão recebe título benemérito da Barra de Santo Antônio

O presidente do Conselho de Administração do Banco do Cidadão, Pedro Verdino, recebeu hoje, na sede da Câmara de Vereadores da Barra de Santo Antônio, título benemérito pelos serviços prestados à Associação dos Condutores e Taxistas, por meio de convênio firmado com o Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred). A iniciativa faz parte das festividades dos 45 anos de emancipação política da Barra de Santo Antônio, localizado a 46 quilômetros de Maceió.

Já foram financiados pelo Banco do Cidadão no município 48 empreendimentos, correspondendo um volume de recursos da ordem de R$ 31.300,00. Entre outros segmentos financiados pelo banco estão vários taxistas que utilizaram o dinheiro como capital fixo para a reforma de veículo, instalação do kit-gás no automóvel ou troca do carro.

Com recursos repassados pelo Funcred, o Banco do Cidadão atende a região da grande Maceió, que inclui além da Barra de Santo Antônio, os municípios de Paripueira, Messias, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Pilar, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. O evento contará com as presenças da prefeita Maria Rume Bianor Farias e da secretária gestora do Funcred, Genilda Leão.

O Banco do Cidadão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Instituição sem fins lucrativos, o banco foi inaugurado em dezembro de 2002 (por iniciativa da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado), com o objetivo de garantir acesso ao crédito para pequenos empreendimentos que têm dificuldade de obter financiamento nos bancos convencionais.

Em 2004, o Banco do Cidadão iniciou a interiorização das suas atividades para fomentar e fortalecer os pequenos negócios em cidades até então excluídas pelo sistema bancário tradicional. A primeira sede regional do banco foi inaugurada em Arapiraca (22 de setembro de 2004), a segunda em São Miguel dos Campos (11 de novembro de 2004), a terceira em Delmiro Gouveia (17 de fevereiro de 2005) e a quarta em União dos Palmares (27 de abril de 2005).

O objetivo do Banco do Cidadão é construir um novo modelo econômico no Estado que tenha como pressuposto fundamental a inclusão de todos os cidadãos. A sua missão é contribuir para a construção de um desenvolvimento includente e sustentável, através do fortalecimento do setor microempresarial e dos empreendimentos econômicos das camadas populares. O banco tem como visão constituir-se em modelo para o setor microfinanceiro na aplicação e construção de políticas de geração de trabalho e renda auto-sustentáveis.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos