Maricultores de Maragogi fazem curso de artesanato

FGBA catarinense Zezé, assinando os certificados do curso

A catarinense Zezé, assinando os certificados do curso

Foi encerrado na última sexta-feira, 19, o primeiro curso de artesanato voltado para os maricultores de Maragogi. Com duração de 10 dias, o curso ensinou aos alunos a utilizar elementos até então jogados no lixo, como escamas de peixes, cascas de ostra e massunim, algas e até ouriços.

Ministrado pela catarinense “Zezé”, o curso foi organizado pelo Projeto Oceanus, ong que desenvolve projetos de maricultura sustentável em diversos municípios do litoral alagoano.

Os 25 alunos tiveram aulas em tempo integral, e aprenderam a produzir bonecas, arranjos, vasos e até brincos e tiaras para cabelos, tudo com matéria-prima vinda do oceano.

Para a aluna do curso Valéria Cavalcante, 41 anos, o curso foi uma grande oportunidade para quem quer mudar de vida e ver o mundo com outros olhos.
“ Vim com a expectativa de fazer um curso de artesanto, por ter largado meu emprego por opção, e me surpreendi pela grandeza que ele tem. Além de aprendermos como produzir o artesanato, a Zezé nos passou que a gente pode vencer, independente da classe social ou cor da pele, basta apenas querermos”, explica Valéria.

Os alunos se empolgaram ainda mais por Maragogi ser uma cidade turística, com o número de europeus visitando o local crescendo a cada temporada.
“ Os europeus vão enlouquecer quando encontrarem esse nosso trabalho. Tenho certeza que quanto mais produzirmos, mais venderemos”, afirmou Arlete, aluna do curso.

Para o prefeito da cidade, Marcos Madeira, a organização do curso é bastante louvável, pois só assim se encontrará novas alternativas de renda para as famílias carentes da cidade.
“ Estamos buscando levar para a população de Maragogi cada vez mais cursos de artesanto, utilizando inclusive a palha da bananeira e os mariscos, para gerar emprego e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito.

O mesmo curso ainda será ministrado em Passo do Camaragibe, para a comunidade produtora de ostras supervisionada pelo Projeto Oceanus e em outubro na cidade de Coruripe.

Segundo a grande mestra do curso, a Zezé, Maragogi tem um potencial imenso tanto para a produção como para a comercialização deste ainda não conhecido tipo de artesanato.
“Espero que elas não desistam e que este curso tenha sido apenas o empurrão inicial que elas precisavam pra mudar de vida”, comentou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos