Alagoas oficializa programa Ética e Cidadania

Claudia LinsUlisses Araújo, consultor do MEC no Programa Cidadania e Ética

Ulisses Araújo, consultor do MEC no Programa Cidadania e Ética

Professores de 120 escolas da rede pública estadual de ensino participam, durante todo o dia de hoje, em Maceió, do seminário regional Ética e Cidadania.

Durante a abertura do encontro, realizado pelo secretário executivo de Educação, Maurício Quintella, no auditório do Hotel Ouro Branco, foi oficializado o lançamento do Programa Étida e Cidadania em Alagoas, pelo consultor do Ministério da Educação, MEC, e professor da USP, Ulisses Araújo.

Implantado em mil escolas brasileiras, onde funciona há mais de um ano, o programa estimula a criação de fóruns de ética e cidadania nas unidades de ensino. “Cada escola cria seu fórum de modo voluntário e esses espaços passam a interagir com a comunidade planejando e organizando ações nas áreas de direitos humanos, ética, convivência democrática e inclusão social”, explicou o consultor do MEC.

A idéia do programa é fazer com que pais, alunos, professores e moradores dos bairros participem do processo de construção de propostas para a solução de problemas dentro e fora das escolas.

Escolas cadastradas

Segundo dados do MEC, na região do nordeste brasileiro, o Estado do Ceará é o que concentra o maior número de escolas cadastradas no Programa Ética e Cidadania. Em São Paulo, ele já funciona em 200 unidades da rede pública de ensino. Para Alagoas, a expectativa é de cadastramento de parte das escolas representadas no encontro.

Em duas semanas, o MEC lançará um edital para selecionar 160 escolas no país, que serão contempladas com recursos individuais na ordem de cinco mil reais para ajudar na implantação do fórum.

As escolas que se candidatarem ao programa devem se inscrever apresentando o projeto de funcionamento de gestões.

Oficinas

Durante todo o dia de hoje, no Hotel Ouro Branco, ocorre oficinas com professores inscritos no encontro. Eles aprendem a construir os projetos que determinarão como funcionará os fóruns em suas comunidades.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos