TCU realiza auditoria nos gastos com cartão de crédito

O Tribunal de Contas da União (TCU) fará auditoria para verificar a regularidade dos gastos com cartão de crédito. Num primeiro momento, a auditoria será realizada na Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República e na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), responsáveis por 54% das despesas efetuadas com o cartão corporativo. Após análise técnica sobre o quantitativo de gastos, outros dos 68 órgãos públicos federais que usam essa modalidade de pagamento também poderão ser auditados pelo TCU.

A proposta foi feita pelo ministro Ubiratan Aguiar, relator do processo, que acolheu solicitação do Congresso Nacional. O requerimento foi enviado pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), que solicitou a realização de auditoria sobre a utilização do cartão de crédito corporativo por parte dos servidores da administração federal.

O tribunal já havia apreciado a matéria em novembro de 2004, quando fez determinações para aprimoramento da sistemática de uso do cartão. Agora, a auditoria proposta por Aguiar será mais detalhada, com a análise do que foi gasto e como foi gasto, além de todos os documentos correspondentes às despesas.

O cartão de crédito corporativo foi instituído em 1998 para dar mais agilidade aos pagamentos de rotina, que eram feitos, inclusive, por suprimento de fundos. A partir de 2002 sua utilização se disseminou, com um crescimento considerável.

Fonte: TCU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos