Reuniões definem indicativo de greve na Ufal

Na próxima semana começa o recesso, segundo o calendário universitário
Na próxima semana começa o recesso, segundo o calendário universitário

Duas reuniões, marcadas para esta semana, definem se funcionários da Universidade Federal de Alagoas, Ufal, entrarão ou não em greve. A decisão será tomada por Técnicos Administrativos e professores, que reivindicam melhorias salariais do Governo.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Andes, o Comando de Greve foi instaurado ontem e as universidades devem deliberar sobre o indicativo greve – marcado para o dia 30 de agosto – em assembléias até o dia 26 de agosto.

As principais reivindicações são por 18% de reajuste, como recomposição salarial, retomada dos anuênios e implementação imediata da classe especial e da classe de professor associado.

Amanhã, no auditório da reitoria, às 10h, está marcada a reunião do Sindicato dos Técnicos Administrativos, Sintufal. Já os professores devem se encontrar nesta quinta-feira, também às 10h, no auditório da reitoria, para avaliar se apóiam ou não a medida.

Essa é a última semana de aula dos estudantes da Ufal. Segundo o calendário universitário, que ainda está atrasado devido à última greve, na próxima segunda-feira começa o recesso, que deveria ter ocorrido no mês de julho. Pelo calendário, os alunos voltarão às aulas no dia 18 de setembro, o que dependerá da decisão sobre a greve.

MEC

Em um encontro com representantes dos docentes, os funcionários do Ministério da Educação disserem que têm se empenhado para que haja reais possibilidades de se tratar a pauta apresentada pelos docentes, ainda este ano.

Informaram ainda que foi assegurada, no orçamento de 2006, a verba de mais 30 milhões de reais para a CAPES, e para a expansão das IFES (novas universidades federais) foram garantidos 160 milhões de reais. Por isso, há um aumento de 50 milhões no orçamento do MEC.

O Ministério de Educação também receberá do Ministério da Saúde R$ 800 milhões para melhorar as condições dos Hospitais Universitários.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos