Maceió participa de programa do Unicef

Maceió aderiu esse ano ao programa do Selo Unicef, um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado voltado para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Na semana passada, foi realizada reunião no auditório do Ministério Público para a apresentação do programa aos novos municípios alagoanos incluídos no programa.

O Selo traz benefícios especificamente aos Estados da região do semi-árido brasileiro. Alagoas ampliou, neste ano, o número de municípios participantes para 46. A assinatura do convênio com Maceió para a edição do programa para 2006 foi feita em junho deste ano.

Para conquistar o selo, o município precisa obter o reconhecimento do trabalho nos quatro temas propostos pelo programa: participação política de adolescentes, educação ambiental, cultura popular e comunicação. Em cada tema, a Unicef define objetivos para serem alcançados pelo município, trabalhando de forma articulada com as instituições voltadas aos direitos da criança e do adolescente, como a Pastoral da Criança e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O município também precisa obter indicadores positivos em quesitos como freqüência escolar e assistência na área da saúde.

Com a inclusão da capital no programa do Unicef, Maceió terá prioridade nos projetos que envolvam crianças e adolescentes. Segundo a articuladora municipal do programa e secretária-adjunta municipal de Educação, Betânia Toledo, o selo é importante “para alcançarmos bons índices de desenvolvimento, além de ser um incentivo na busca para fazer valer o direito da criança e do adolescente”.

Os encontros com os participantes de Maceió ocorrem até o final do ano e, em 2006, começam as atividades. Até lá, definem-se estratégias para mobilizar a sociedade organizada na busca pela conquista do selo.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos