Programa de resistência às drogas forma 120 alunos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, (PROERD) desenvolvido pela Polícia Militar através do Batalhão de Policiamento Escolar formou hoje, no auditório do Palácio do Governo Marechal Floriano Peixoto, 120 alunos das 4as e 5as séries dos Colégios Dinâmico e Monte Cristo.

Desde o início do ano, mais de 3 mil estudantes de escolas públicas e privadas do estado se formaram no PROERD. O Comandante Geral da PM, Coronel Edmilson Cavalcante, disse que há uma pretensão deste número ultrapassar os 5 mil até o final do ano. “A PM além de atuar nas ruas, atua também nas escolas em parceria com os diretores e o corpo docente”, frisou o comandante.

O programa tem como objetivo prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas escolas. As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às “pressões” de pessoas estranhas que oferecem drogas dentro e fora das escolas.

Ainda, segundo ele, grande parte dos 2042 adolescentes encaminhados no ano passado à Delegacia de Menores, foram detidos por uso de drogas ilícitas. Para Roberto Moura, pai do aluno Fábio Roberto, as crianças e adolescentes serão multiplicadores destas ações no combate às drogas.

A solenidade contou ainda com a presença do Chefe da Casa Militar do Palácio do Governo, Coronel Cícero Padilha, da Coordenadora do PROERD na Capital, Capitã Valdenize Ferreira, das diretoras dos Colégios Dinâmico e Monte Cristo e dos pais e parentes dos alunos.

Apresentações musicais, homenagem aos instrutores, leitura de redações elaboradas pelos alunos sobre as conseqüências do uso de drogas, juramento do PROERD, entrega de certificados aos formandos e entrega simbólica de pirulitos às autoridades presentes também fizeram parte do evento.

A equipe do PROERD da Polícia Militar de Alagoas, implantada em 1998, já atendeu além de Maceió, municípios como Colônia de Leopoldina, Penedo, Santana do Ipanema e Arapiraca. O programa, aplicado em parceria com as escolas, é direcionado para crianças e adolescentes entre 9 à 14 anos com aulas durante uma vez por semana no período de 6 meses.

Fonte: PM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos