Brasil assina acordo de cooperação jurídica internacional

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, assinou hoje um acordo de cooperação jurídica internacional com a Colômbia. O acordo vai permitir a comunicação direta entre os ministérios públicos dos dois países e dar agilidade para as investigações de crime organizado.

"O Ministério Público Federal tem ingressado nessa área de memorandos internacionais para agilizar a coleta de provas fora do país e, como reciprocidade, também fornecer essas informações aos nossos co-irmãos de outros países", disse o procurador-geral.

O documento prevê a colaboração entre o Ministério Público Federal e a Fiscalía de la Nación (espécie de Ministério Público da Colômbia) para o aprimoramento e promoção de programas específicos de combate ao crime organizado, além de melhorar os sistemas de informatização dos dados relacionados ao crime nos dois países.

O acordo de colaboração permite ainda que o Brasil e a Colômbia troquem informações e dados técnicos sobre investigações, além de melhorar os instrumentos legais de combate ao crime. A troca de informações poderá ser feita diretamente entre o Ministério Público e a Fiscalía de la Nación com dispensa de via diplomática.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos