Prazo de inscrição para faltosos do Enade 2004 termina hoje

Acaba hoje o prazo dado pelo Ministério da Educação para que as instituições de ensino superior inscrevam os alunos que faltaram ao Enade 2004 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) na avaliação que acontece neste ano, no próximo dia 6 de novembro.

A chance para regularizar a situação e receber o certificado de conclusão do curso de graduação foi anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de agosto.

Os estudantes responderão apenas a parte geral da prova e o questionário socioeconômico, porque a parte específica do exame em 2005 será sobre outras áreas do conhecimento. A portaria diz que o desempenho dos alunos não será considerado para o cálculo do conceito do respectivo curso.

Pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o aluno que for selecionado na amostragem é obrigado a fazer o exame para obter o certificado de conclusão do curso. E como o Enade é oferecido por áreas do conhecimento, a próxima prova das áreas avaliadas em 2004 será oferecida só em 2007.

O Enade, que integra o Sinaes, tem o objetivo de aferir os rendimentos dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. É realizado por amostragem.

O Inep constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, feita pela instituição, de todos os alunos que terminam o primeiro ano ou que concluem o curso nas áreas previamente definidas pelo MEC. A 1ª edição do Enade, em 2004, avaliou 140.340 alunos, dos quais 83.661 eram ingressantes e 56.679 concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento.

De acordo com o MEC, estão irregulares com o Enade menos de 10% dos concluintes do ensino superior que não atenderam à convocação para o exame em 2004.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos