Nova Orleans, devastada, enfrenta chuva e inundação novamente

As águas do furacão Rita caíram torrencialmente nas ruas de Nova Orleans no sábado. A chuva representa uma ameaça adicional à cidade devastada pelo Katrina e, em grande parte, vazia.

A expectativa das autoridades é de que poucas mortes sejam causadas nas áreas inundadas na sexta-feira, porque estavam quase desertas antes de as águas da tempestade superarem os diques ao longo do Canal Industrial em pelo menos quatro pontos.

A Corporação de Engenheiros do Exército informou que pretende jogar sacos de areia de um helicóptero sobre uma cachoeira de nove metros que se formou no leste do Canal Industrial da cidade, além de enviar caminhões para reforçar as partes derrubadas no oeste do canal, que fica próximo de várias partes históricas, ainda que pobres, da cidade.

Ventos fortes e inundações impediram a chegada de helicópteros e dos caminhões na sexta-feira.

A inundação é mais um revés para a cidade, que mal começou a se recuperar do furacão Katrina, que deixou milhares de habitantes isolados em condições caóticas há quase quatro semanas.

Enquanto os ventos de 193 quilômetros por hora do Rita já atingem a fronteira entre Texas e Louisiana, o Serviço Nacional de Meteorologia anunciou que Nova Orleans ainda pode enfrentar chuvas torrenciais e marés de cerca de 1,5 metro acima do normal.

Chuvas pesadas podem provocar mais inundações por toda a cidade, já que a rede de esgotos ainda está entupida com destroços do Katrina.

O coronel Duane Gapinsky, do Exército, disse que não sabia ao certo o volume de chuva que a cidade havia recebido.

"Devem ter ocorrido inundações. Já recebemos informações de quase dois metros de água nas passagens sob as rodovias", disse Gapinski à CNN.

A corporação deve conseguir bombear a água muito mais rapidamente do que depois do Katrina, afirmou.

Membros da corporação isolaram dois canais para evitar a repetição da inundação das regiões próximas do lago Pontchartrain.

Essas barreiras contiveram as águas do lago, que subiam, na sexta-feira, enquanto uma estrada ao longo da margem estava inundada.

A corporação usou cascalho para remendar trechos dos diques danificados pelo Katrina.

A água vazou constantemente sob um desses remendos ao longo do canal da London Avenue na sexta-feira, situação que, segundo um engenheiro do exército, continuaria até que chegassem argila e outros materiais impermeáveis.

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos