Campanha anti-rábica começa hoje na zona rural

A Campanha de Vacinação anti-rábica começa hoje, em povoados, sítios e fazendas da zona rural. Em parceria com os 102 municípios alagoanos, a Secretaria Executiva de Saúde (Sesau) realiza a campanha até sexta-feira, com a meta de imunizar 300.590 mil cães e 150.795 mil gatos.

A vacinação tem o objetivo de impedir a circulação do vírus da raiva e a ocorrência de óbitos humanos. “Os cães são responsáveis por 80% da transmissão da raiva para o homem e os gatos 10%. Os outros 10% de transmissão da doença são por mamíferos selvagens, como raposa, macaco, sagüi e morcego”, informou o coordenador da Divisão de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, Valmir Costa.

Doença 100% letal, a raiva é transmitida por um vírus quando um cão, gato ou mamífero selvagem infectado provoca arranhões, mordida ou mesmo, estando acometido da doença, lambe uma área lesionada do corpo humano. A partir do aparecimento dos sintomas, não há qualquer mecanismo de cura, uma vez que o vírus já atingiu o cérebro. “Daí a importância de proteger pessoas e animais através da vacinação anti-rábica canina e felina”, alerta Valmir Costa.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos