Batalhão Escolar é inaugurado no Farol

Elaine RodriguesMajor Robson "O ideal seria a realização anual de concursos públicos"

Major Robson "O ideal seria a realização anual de concursos públicos"

Nesta manhã, foram inauguradas as obras de reforma da nova sede do Batalhão Escolar da Polícia Militar. Criado em 1993, esta é a nona sede que o Batalhão ocupa em Maceió e, segundo o sub-comandante, major Robson, a dificuldade é fazer a segurança de 203 escolas públicas com, apenas, cerca de 230 policiais no efetivo.

De acordo com major Robson, a necessidade mínima é de 667 homens trabalhando – um número três vezes maior do que o atual – e isso ainda seria pouco.

“Nós trabalhamos em dupla e em três turnos. Para fazer a segurança de todas as escolas precisaríamos de cerca de mil policiais”, revela o major, avaliando também que o ideal seria a realização anual de concursos públicos.

O major também diz que, em muitos casos, uma boa administração da escola, com mais disciplina, seria capaz de inibir a violência na sala de aula. O contato com o Batalhão pode ser feito pelos telefones 0800 82-4040 e 3315-1496 e quando há denúncias, os policiais fazem uma blitz na escola. “Apreendemos armas de brinquedo, facas e já chegamos até a pegar revólveres”, diz o sub-comandante.

Reformas

A nova sede passou por uma reforma estrutural, a partir da assinatura de um termo de cooperação mútua entre a Secretaria Executiva de Educação e a Polícia Militar. Esse acordo tem dado ao Batalhão o apoio necessário para a promoção de ações no combate às drogas e na construção da democracia no ambiente escolar.

Além das rondas feitas nas viaturas, há o ciclopatrulhamento, feito no Cepa, nos turnos da manhã e tarde. À noite a ronda é feita com a utilização das viaturas. Entre as atribuições do Batalhão estão o trabalho de investigação nas unidades escolares e o desenvolvimento de projetos como a Blitz Educativa.

Leia também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos