A ou HÁ?

“O governador de Alagoas Ronaldo Lessa visitou – agora a pouco – o Memorial da República, na praia da Avenida, em Jaraguá.”

O fragmento acima, extraído de notícia de hoje sobre a visita do governador Ronaldo Lessa ao Memorial da República, apresenta um dos mais comuns deslizes de ortografia. Quem nunca se perguntou se o correto é escrever “A muito tempo” ou “ muito tempo”?
Quando se tratar de tempo decorrido, use a forma verbal “há” (do verbo “haver”), equivalente a “faz”. Assim: “Há muito tempo que não o vejo” ou “Faz muito tempo que não o vejo”.
No trecho escolhido, foi empregada a expressão “agora a pouco”. Observe que a idéia era dizer que a visita do governador tinha ocorrido pouco tempo antes do momento em que estava sendo noticiada, ou seja, “agora pouco” (há pouco tempo).
A preposição “a” serve para indicar distanciamento tanto no espaço como tempo. Dizemos, portanto, “Daqui a um ano, haverá eleição”, “Estamos a um ano da eleição”. Convém notar que, em lugar da idéia de tempo decorrido, ocorre a idéia de distanciamento no tempo.

Na correção do texto, também serão acrescentadas as vírgulas que devem assinalar a presença de um aposto explicativo (o nome do governador de Alagoas).
Veja, abaixo, o texto reformulado:

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, visitou – agora há pouco – o Memorial da República, na praia da Avenida, em Jaraguá.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos