Duplo particípio

ALAGOAS – dica 6

"Como vocês nunca se arrependeram de ter me eleito presidente do sindicato, também nunca se arrependerão de ter me eleito presidente da República", discursou.

No fragmento reproduzido acima, extraído de recente discurso do presidente Lula, a forma verbal “eleito” foi colocada após o verbo auxiliar “ter”.
De acordo com a norma culta do idioma, quando um verbo possui duplo particípio, uma forma regular e uma forma irregular, é a primeira, terminada em –ado ou em –ido, usada com os verbos auxiliares “ter” e “haver” e a segunda empregada com os auxiliares “ser” e “estar”.
Assim: “O presidente foi eleito [particípio irregular do verbo “eleger”] pelo povo”, “O povo tinha elegido [particípio regular do verbo “eleger”] seus representantes”.
Observa-se, assim, que a forma irregular é usada sobretudo na voz passiva (situação em que o sujeito da oração sofre a ação expressa pelo verbo) e a forma regular é empregada para constituir os tempos compostos na voz ativa (situação em que o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo).
Convém considerar que a forma irregular tende a exprimir o resultado de uma ação e é, muitas vezes, percebida como um adjetivo ("impresso", "expresso", "anexo", "eleito" etc.); já a forma regular enfatiza o processo verbal ("imprimido", "expressado", "anexado", "elegido" etc.).
Vale a pena lembrar ainda que nem todo verbo possui duplo particípio. O particípio de “chegar” é “chegado”, o de “falar” é “falado”, o de “fazer” é “feito” etc.
Retomando o trecho selecionado hoje, percebemos que, para seguir a tradição do idioma, o presidente deveria ter empregado a forma “elegido”. Veja, abaixo, o fragmento corrigido.

"Como vocês nunca se arrependeram de ter me elegido presidente do sindicato, também nunca se arrependerão de ter me elegido presidente da República", discursou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos