Procon revela queda de juros bancários

Levantamento realizado pela Fundação Procon revela mudança na trajetória dos juros praticados no sistema bancário. É a primeira vez desde 2004 que as taxas ao cliente mudam de rumo e passam a cair. Dos dez bancos pesquisados, quatro tiveram queda no juro do empréstimo pessoal e um, no cheque especial.

A pesquisa feita nos dias 4 e 5 de outubro mostra que a taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,42%, abaixo dos 5,46% registrados em setembro. A maior queda ocorreu no Banco Real, onde o tomador paga 5,70% ao mês, contra 5,90% em setembro. Além do Real, Caixa Econômica Federal, Bradesco e HSBC reduziram o juro nessa linha de crédito. As demais instituições pesquisadas, a despeito da queda do juro básico da economia, mantiveram a taxa estável.

No cheque especial, a taxa média ficou em 8,315%, ligeiramente abaixo de setembro, quando o juro ficou em 8,317% mensais. Nesse caso, o único banco que reduziu a taxa foi o Bradesco, onde houve diminuição de 8,33% em setembro para 8,31% em outubro.

Para o Procon, a inversão da curva do juro representa "uma reação à queda da taxa básica da economia". Em setembro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu o juro de 19,75% para 19,50% ao ano.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos