Fórum discute a capoeira e suas raízes histórico-sociais

Participantes poderão conhecer as raízes históricas da capoeira
Participantes poderão conhecer as raízes históricas da capoeira

Este ano, o Fórum irá discutir o resgate das raízes histórico-social dos afro-descendentes e sua cultura através de dois grandes nomes de Salvador: o mestre Gildo Alfinete e Mestre Saei.

O II Fórum objetiva proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer as verdadeiras raízes históricas da capoeira em Alagoas e no Brasil, seu significado em diferentes tempos, seu uso na sociedade brasileira e os aspectos políticos, físicos, sociólogos e acadêmicos.

De acordo com a diretora da Falc, Sirlene Gomes, o conhecimento da capoeira se faz através de vivências no decorrer da sua própria prática, seja para o auxílio do condicionamento físico, no equilíbrio emocional ou no reconhecimento da sua importância histórica.

“É importante divulgar os valores da ética, da moral, do respeito, da responsabilidade social e conhecimento da formação do nosso povo, como a forma criativa que foi feita à resistência aos colonizadores e estrangeiros em nossas terras”.

Na programação do Fórum, os participantes terão oportunidade de assistir a palestra da Dra. Cell Taffarel sobre “A capoeira e o projeto histórico”, além de participar de oficina de confecção de caxixi, oficina de capoeira da Angola e Regional, debater sobre “A situação da Capoeira no Estado de Alagoas”, no Sesc-Poço. No dia 6, haverá uma oficina de tambores com o professor Wilson, das 9 às 11 horas, no Sesc-Guaxuma.

As inscrições poder ser feitas, no Sesc-Poço, no horário de 8h às 12h e 14h às 18 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos