Museu da Justiça do Trabalho promove Exposição “Cores e Vidas”

A abertura da Exposição “Cores e Vidas” deste ano vai ser realizada na próxima quarta-feira, às 16 horas, no térreo do Edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, na Avenida da Paz.

Em seu quinto ano, a tradicional exposição promovida pelo Memorial Pontes de Miranda, museu da Justiça do Trabalho de Alagoas, vai apresentar até o dia 18 de novembro trabalhos realizados por jovens assistidos pela AAPPE – Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais. O evento é voltado para crianças, jovens e adultos portadores de alguma deficiência, que na oportunidade vêm mostrar seus trabalhos de desenho, pintura, confecção de bolsas de tecido, brincos, colares e pulseiras, quadros, embalagens para presentes e lembranças.

Segundo a coordenadora do Memorial Pontes de Miranda, Gisela Pfau, o grande objetivo da exposição é a valorização dos jovens, ou seja, incentivá-los, elevar a auto-estima e mostrar que eles são cidadãos normais e podem desenvolver atividades com eficiência. “É preciso dar oportunidade, ajudar na integração desses jovens à sociedade. Queremos mostrar que eles são capazes apesar da limitação”, ressalta Gisela.

A AAPPE foi fundada em 1987 e atua na defesa de direitos das pessoas surdas, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade portadora de deficiência auditiva de Alagoas. Já é um centro de referência em educação para surdos, desenvolvendo um conjunto de projetos voltados para questões educacionais, sociais, lingüísticas, comunicativas e profissionais nessa área.

De acordo com Cibele Costa, assistente social da associação, a Exposição “Cores e Vidas” ajuda a mostrar que jovens com deficiência podem realizar qualquer tipo de trabalho, como estudar, praticar esportes, tudo de forma normal. “O evento divulga a capacidade desses cidadãos, que muitas vezes a sociedade desconhece. Eles possuem dons como todos nós e precisam ser estimulados para desenvolver e colocar em prática suas habilidades”, explica ela.

Além da Exposição “Cores e Vidas”, o Memorial Pontes de Miranda desenvolve outros projetos educacionais e culturais, que aproximam a sociedade alagoana da Justiça do Trabalho. Os projetos atingem estudantes universitários, de escolas públicas, de entidades assistenciais, pesquisadores e juristas. O principal objetivo do museu é unir arte, cultura e história.

Fonte: TRT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos