Grêmio e Santa Cruz voltam à elite do futebol brasileiro

Depois de muita confusão, dois pênaltis perdidos pelo adversário e quatro jogadores expulsos, o Grêmio está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Em uma "decisão" dramática contra o Náutico, os gaúchos venceram por 1 a 0, em pleno estádio dos Aflitos, e ficaram com o título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O gol da conquista veio apenas aos 60min do segundo tempo, quando brilharam as estrelas do goleiro Galatto e do meio-campista Anderson, principal revelação do clube depois de Ronaldinho Gaúcho.

Aos 34min, o árbitro Djalma Beltrami marcou um duvidoso pênalti (o segundo do adversário no jogo) em um toque de mão do lateral Patrício. Na reclamação, Nunes, Patrício e Domingos foram expulsos e deixaram a equipe com apenas sete jogadores.

Depois de mais de 25min de paralisação, Danilo bateu e Galatto defendeu. Aos 60min, no entanto, Anderson fez linda jogada pela esquerda, invadiu a área e apenas tocou na saída de Rodolpho.
Com a vitória, o Grêmio encerra a participação no quadrangular final invicto e somando 12 pontos, dois a mais que o Santa Cruz, vice-campeão, que derrotou a Portuguesa, no Arruda.

Já o Náutico terá de disputar Série B pela 12ª vez consecutiva. A equipe ainda teve a chance de se aproximar do acesso, mas o lateral-direito Bruno Carvalho desperdiçou uma cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo ao acertar a trave do goleiro Galatto.

Com os dois pênaltis perdidos, os pernambucanos não conseguem quebrar a marca de só marcarem gols na Portuguesa na fase final. Em seis partidas, o time balançou as redes em seis oportunidades, mas apenas nas vitórias por 4 a 1 e 2 a 1 sobre o rival paulista.

Santa Cruz

Equipe de melhor campanha durante a primeira fase, o Santa confirmou o favoritismo neste quadrangular final e carimbou passagem. Desta forma, o time tricolor voltará a disputar a Série A depois de quatro temporadas.

A última vez foi em 2001, quando a equipe deixou a desejar e terminou o certame sendo rebaixada. Para dar a volta por cima agora, o fator casa foi fundamental. A equipe completou neste sábado 34 partidas de invencibilidade no Arruda e, durante a Segunda Divisão, não foi derrotada em nenhum jogo.

Para isso, teve ao seu lado o apoio de sua fanática torcida, que nesta tarde lotou o estádio e empurrou o time. Depois de levar um susto com o gol de Éder no começo, os torcedores foram à loucura com os dois gols marcados por Reinaldo no fim do primeiro tempo, virando a partida.

"Estava passando por um momento difícil. A torcida já queria a minha saída do time", citou Reinaldo, que não balançava as redes há cinco jogos.

Entretanto, a festa dos pernambucanos contrasta com a tristeza paulista neste sábado. Há três anos amargando a Série B, a Portuguesa terá que se conformar com mais uma temporada longe da elite do futebol brasileiro.

Em 2005 o clube ao menos se estruturo, acabou com os problemas dos salários atrasado e depois de quase ser rebaixado no Campeonato Paulista, fez boa campanha na Segunda Divisão e pela primeira vez chegou ao quadrangular final da competição.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos