Ministério da Saúde homenageia Maceió pelo programa de amamentação

O município de Maceió recebe, nesta sexta-feira, uma menção honrosa do Ministério as Saúde pela sua contribuição para o incentivo à amamentação no país. A solenidade será no Rio de Janeiro, onde será entregue o prêmio Bibi Vogel, referente a artista que mobilizou a sociedade brasileira lutando pelo resgate da prática da amamentação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) credenciou-se ao prêmio graças ao trabalho desenvolvido na Casa Maternal Denilma Bulhões, que virou tema de uma tese de sua enfermeira Rita de Cássia de Cerqueira Santos. O tema abordado pela enfermeira, num dos poucos trabalhos selecionados em todo o País, foi “Mães e Pais Doadores e Multiplicadores do Leite Materno na Cidade de Maceió”, que trata das estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar da Casa Maternal Denilma Bulhões para a diminuição do desmame precoce na periferia de Maceió.

A menção honrosa será concedida durante a II Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, iniciada no dia 30 de novembro e que será encerrada no dia 3 de dezembro. O Secretário Municipal de Saúde, João Macário, estará presente na solenidade, juntamente com a autora da tese, para receber das mãos do Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, a Menção Honrosa.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

A Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, continua trabalhando para manter o título de Maternidade Amiga da Criança, que vem recebendo desde do ano de 2001. O Hospital está esperando a visita de fiscais do Ministério da Saúde na primeira quinzena de dezembro, para avaliar as condições do local, que continua com a mesma qualidade de serviços prestados aos pacientes dos anos anteriores.

Os critérios avaliados serão o atendimento, a higiene, além das atividades de conscientização das mães para a importância da amamentação e da doação do leite materno. Para que isso seja realizado com sucesso, a casa maternal investe em cursos sobre aleitamento para toda a sua equipe, desde o pessoal da limpeza até os médicos especializados.

O resultado é que a coleta de leite humano saltou de 600ml, em janeiro, para 37,260 litros no mês de outubro. Esse resultado pode comprovar a eficiência do trabalho da equipe da maternidade e comprovar porque a unidade Denilma Bulhões é a única no Estado a receber o título de Hospital Amigo da Criança.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos