Governo comemora Dia contra a Corrupção ampliando a transparência

O Portal da Transparência, mecanismo criado no Governo do Presidente Lula e administrado pela Controladoria-Geral da União, passa a informar, a partir de hoje, os gastos feitos com os cartões de pagamento pelo Governo Federal, disponibilizando informações referentes aos meses de janeiro a outubro deste ano. Os dados englobam recursos da ordem de R$ 11,9 milhões, utilizados por todos os órgãos da administração direta, com a média mensal de gastos registrados da ordem de R$ 1,19 milhão. Em outubro, o número de usuários de cartão foi de 1.680. Os dados serão atualizados mensalmente.

A iniciativa da divulgação, segundo esclarece o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, amplia ainda mais a transparência da Administração Federal, permitindo o acompanhamento dos gastos por parte da sociedade. A inclusão desses dados no Portal faz parte de um elenco de medidas com as quais a CGU comemora hoje, com um dia de antecipação, o Dia Internacional contra a Corrupção, instituído há dois anos pela Organização das Nações Unidas. O evento é realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).

A comemoração teve de ser antecipada porque na data oficial, dia 9, tem início, em Vitória, no Espírito Santo, a terceira reunião anual dos órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro (Encla), com a participação de parte da cúpula da CGU e de outras instituições envolvidas com o combate à corrupção.

Fonte: CGU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos