Seminário discute Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Sustentável

Engarrafamentos, calçadas que dificultam o acesso a deficientes físicos e falta de passarelas fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos das grandes cidades brasileiras.

Com o objetivo de discutir soluções para problemas de mobilidade, será realizado na manhã de hoje, o primeiro Seminário Alagoano de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Sustentável, no Hotel Jatiúca, com a participação de engenheiros importantes de várias partes do País.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió, o seminário é considerado o primeiro passo para a elaboração do Plano de Mobilidade de Maceió, associado ao Plano Diretor da cidade, que já está pronto e encontra-se na Câmara Municipal para a aprovação.

Projeto Calçada Cidadã

Entre os pontos a serem discutidos, um tem ganho destaque por causa da luta dos deficientes físicos: o nivelamento das calçadas e a construção de linhas de acessos aos portadores de deficiência. Projeto semelhante já é executado com sucesso pela Prefeitura de Vitória (ES).

O engenheiro responsável pelo Projeto na cidade capixaba, Leonardo Leal, defende a implantação de políticas públicas que garantam a inclusão não só dos deficientes, mas também que diminuam o número de obstáculos impostos aos pedestres nos grandes centros.

Em Maceió, a Prefeitura pretende iniciar o trabalho de nivelamento no trecho entre a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas e o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol. “Após este trecho, partiremos para as outras áreas da cidade, que apresentem esses problemas”, disse o técnico da SMTT, Evandro Silva.

Fonte: Agência Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos