Medidas comportamentais correspondem a 90% do tratamento da Doença do Refluxo

Quando se fala em tratamento para a Doença do Refluxo Gastroesofágico, a mudança nos hábitos alimentares correspondem a 90% e, apenas cerca de 10% do tratamento para o refluxo correspondem a medicamentos.

Segundo o gastroenterologista, Ivo Jatobá Leite, os medicamentos mais utilizados no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico são os bloqueadores de bombas de prótom, ou seja, aqueles que evitam a produção de ácido pelas células gástricas. Esses antiácidos podem ser usados freqüentemente após as refeições.

Outro tipo de medicamento que pode ser usado no tratamento são os pró-cinéticos (remédios que facilitam o esvaziamento gástrico e auxiliam na digestão). Esses medicamentos fazem com que os alimentos saiam mais rapidamente do estômago, evitando que haja refluxo.

A vídeo-laparoscopia vem facilitando o método cirúrgico, aplicado a casos selecionados de hérnia hiatal, com resultados muito bons que terminam sendo bastante recomendado pelos médicos. “Além de não ter perigo de complicações é uma cirurgia rápida e simples, e o que é melhor, sem dor”, afirma o médico.

Quanto às medidas comportamentais, os médicos afirmam, “é bom tomar nota, pois são os pequenos excessos que podem causar grandes transtornos”, de acordo com as pesquisas nas áreas.

Os alimentos muito gordurosos, condimentados, bebidas alcoólicas, chocolates e excessos de frutas cítricas tendem a aumentar a acidez estomacal e, por isso devem ser observados, já que existem fatores individuais que predispõem algumas pessoas a maior ou menor tolerância.

Comer com intervalo de tempo menor (no máximo a cada três horas), evitaria um longo tempo de ação da secreção ácida no estômago, sem ter algum alimento para digerir. A ingestão de grande quantidade de alimentos durante as refeições, também propiciaria maior pressão estomacal interna, favorecendo assim o refluxo gastroesofâgico.

O excesso de peso, a gordura acumulada principalmente dentro do abdômen (obesidade visceral), funciona também como fator de pressão adicional sobre o estômago, promovendo o refluxo, desta forma a redução de peso também se faz necessária.

O hábito de alimentar e deitar logo em seguida deve ser evitado, deve-se aguardar pelo menos uma hora para que o estômago se esvazie e, conseqüentemente reduza a produção de ácido, além do que, a posição horizontal favoreceria o refluxo gastroesofâgico.

No caso de pacientes com hérnia hiatal, é recomendado levantar a cabeceira da cama em torno de 15 centímetros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos