Secretaria Municipal de Saúde intensifica combate à hanseníase

Luis VilarPasseata dos agentes de saúde para comabater o avanço da hanseníase

Passeata dos agentes de saúde para comabater o avanço da hanseníase

“Atenção para este comunicado urgente: se há manchas brancas ou avermelhadas em sua pele e elas não coçam, nem doem, procure uma Unidade Saúde. Pode ser hanseníase”. Com esta gravação repetida várias vezes em uma caixa de som, os agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde percorreram todo o bairro do Jacintinho numa campanha de prevenção contra a doença, na manhã de hoje.

Segundo a enfermeira Amélia Veira, que tem participado ativamente da Campanha de Prevenção contra a Hanseníase, o Jacintinho é um dos principais focos da doença em Maceió, “por esta razão o setor de epidemiologia aproveitou a data mundial de combate à doença (25 de janeiro), para realizar uma passeata de prevenção”.

Conforme Vieira o único método de prevenir é descobrir a doença no início. “A hanseníase é transmitida pela respiração do doente. É uma doença bacteriana que pode ser até transmitida por meio de feridas abertas. Não há como prevenir. Só resta descobrir logo, para tratar. A doença tem cura”.

A enfermeira explica que o maior problema é o avanço da doença pois a bactéria ataca a nervos e pode atrofiar articulações. “Nestes casos, os doentes precisam até de fisioterapia. As regiões mais pobres têm maior incidência porque devido a má alimentação e as condições de vida, o sistema imunológico das pessoas sofre uma baixa”, coloca. A enfermeira ressalta ainda que as primeiras manchas na pele podem provocar hipersensibilidade ou dormência.

Nos últimos anos – conforme os agentes – Maceió registrou cerca de 1000 casos. Todos estão cadastrados no 2° Centro de Saúde, na Praça Maravilha no Poço. Devido à campanha, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar os trabalhos de dermatologistas nas Unidades de Saúde de toda cidade, para identificar possíveis casos e já iniciar os tratamentos. “Atualmente, as Unidades já estão todas capacitadas a tratar as doenças”, falou Vieira.

Além das consultas, vai haver palestras nas Unidades de Saúde. “Na verdade tudo isto já faz parte da rotina da Secretaria Municipal de Saúde. Como estamos na semana de combate a hanseníase, vamos intensificar mais ainda os trabalhos. No dia 26, vamos ter o que chamamos de ‘Dia D’, no Posto de Saúde José Araújo (Jacintinho). Várias equipes vão se desdobrar para atender toda a população”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos