Procomun orienta consumidores sobre SPC e Serasa

Uma das maiores preocupações dos consumidores atualmente é ter seu nome incluído na lista da Serasa ou do Sistema de Proteção de Crédito, o famoso SPC. O Procomun orienta a população sobre com escapar da "lista negra" ou, para quem já foi incluído nela, a como limpar o nome.

A Serasa e o SPC são entidades especializadas em cadastrar devedores, dedicando-se a analisar e orientar as empresas a decidir pela concessão ou não de crédito e aceitação de cheques. A primeira é mantida por instituições financeiras e a segunda por associações comerciais e prestadoras de serviços em geral, mas, na maioria dos casos, o nome do devedor aparece no cadastro das duas entidades, independentemente da origem da dívida.

Segundo a diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, antes de incluir o nome do consumidor nesses cadastros, as empresas deve comunicá-los, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Tanto Serasa como o SPC e mesmo o fornecedor devem enviar uma carta registrada, informando o cliente sobre sua inclusão no cadastro. Wilza ressalta ainda que, mesmo sendo pertinente a inclusão, o consumidor pode reverter a situação e limpar o nome.

Casos como o de dívidas não pagas e cheques sem fundos protestados em cartórios são os mais requisitados para informações no Procomun. Após seguir as recomendações do órgão, os consumidores conseguem quitar seus débitos e ter os no-mes retirados dos cadastros negativadores de crédito em uma semana.

Fonte: Secom/Maceió

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