Aposentados têm até o dia 24 para fazer o recadastramento

Os bancos vão aproveitar a ida dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) às agências para receber o benefício, nesses primeiros cinco dias úteis do mês, para intensificar a campanha pelo recadastramento.

O principal objetivo é chamar a atenção dos segurados convocados em outubro, que recebem hoje e amanhã, porque os benefícios terminam com os números 1, 2, 6 ou 7.

Para eles, esse é o último mês para atualizar os dados, o que pode ser feito na mesma hora em que sacarem a renda mensal. Para quem foi reconvocado por edital no dia 17 de janeiro, porque não tinha endereço no cadastro da Previdência, o prazo final é dia 16.

Já os convocados por carta têm até 30 dias depois do recebimento da correspondência para atualizar os dados. Nesse caso, o prazo máximo chega a 24 de fevereiro.

O Ministério da Previdência Social deve divulgar números atualizados na sexta-feira, mas, de acordo com os últimos dados de meados de janeiro, 454.585 aposentados e pensionistas ainda não tinham se recadastrado, dos quais 91.699 são do Estado de São Paulo, ou seja, 20,17% do total do país. A maioria dos beneficiários foi convocado por carta no Brasil (296.682) e em São Paulo (65.922).

Quem não fizer o recadastramento, que também pode ser feito pelo procurador ou representante legal, terá a renda suspensa a partir do benefício de março, recebido nos primeiros dias de abril.

Principalmente neste período, nas datas de pagamentos do 1º ao 5º dia útil do mês, os funcionários, nos caixas ou no auto-atendimento, foram orientados para dar toda a atenção ao recadastramento. "Isso já tinha sido feito em janeiro", disse Jorge Higashino, superintendente de Projetos Especiais da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Para atualizar os dados, é preciso levar CPF e um documento de identidade, que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou passaporte. Se possível, o beneficiário deve apresentar comprovante de residência e NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos