Vírus deve destruir arquivos de PCs nesta sexta-feira

O vírus Nyxem.D, que respondeu por 3,6% das infecções registradas em janeiro, está programado para destruir arquivos das máquinas infectadas nesta sexta-feira, dia 3. A praga chega aos internautas via e-mails que prometem imagens do Kama Sutra –manual indiano de posições sexuais.

Segundo especialistas em segurança, muitos dos usuários que instalaram involuntariamente o código em seus computadores só se darão conta do problema quando perderem as informações arquivadas em seus PCs.

Por isso, os internautas devem atualizar seus programas de segurança –que já identificam o código malicioso– o quanto antes. Caso os antivírus encontrem a praga, ela deve ser removida para evitar problemas.

A empresa de segurança McAfee estima que o Nyxem.D já tenha atacado meio milhão de máquinas em todo o mundo. Poucas ocorrências foram registradas no Brasil, mas a companhia alerta para que os internautas fiquem atentos ao problema. As vítimas são os usuários do sistema operacional Windows.

Ação

A praga ataca quando os internautas clicam no arquivo em anexo para visualizar fotos ou vídeos. Além de estar programado para destruir arquivos a partir da meia-noite do dia 3 de fevereiro, o código malicioso desabilita programas de segurança e se auto-envia para todos os endereços de e-mail arquivados na máquina.

Durante alguns segundos, depois que a praga se instala, o mouse e o teclado não obedecem aos comandos do usuário.

Os e-mails que prometem imagens do Kama Sutra chegam aos internautas com diversos títulos diferentes. Entre eles "Hot Movie", "Arab sex DSC-00465.jpg", "Fw: SeX.mpg", "Fwd: Crazy illegal Sex!", "give me a kiss" e "The Best Videoclip Ever".

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos