Reunião confirma João Lyra e Celso Luiz na majoritária

Winston FreitasWinston Freitas

Agora é “oficial”. Pelo menos de “boca”, como se diz na gíria. PTB e PMN estão juntos para disputar a eleição majoritária ao governo do Estado nas eleições de outubro.

Com duas horas de atraso o deputado federal João Lyra (PTB), chegou ao Hotel Ponta Verde, onde já estavam 16 deputados estaduais, prefeitos e vereadores do bloco que apóia o presidente da Assembléia, Celso Luiz (PMN).

Num discurso relâmpago, de aproximadamente 40 segundos, Celso Luiz disse apenas que “o PMN decidiu apoiar João Lyra para o governo do Estado. Todos nós sabemos dos avanços da gestão do governo Ronaldo Lessa e, agora, precisamos eleger um homem que pense no progresso desse Estado”.

A decisão do PMN já era de conhecimento de todos, mas foi a segunda frase de Celso que mais chamou a atenção dos presentes: “o PMN continua dando apoio ao governador Ronaldo Lessa e ao vice Luis Abílio”. Com a afirmação, Celso abre uma lacuna no relacionamento entre ele e João Lyra quanto ao candidato do bloco ao Senado.

Suspense

Enquanto os dois partidos formalizavam o acordo “extra-oficial”, João Lyra falou de uma reunião, no mesmo momento, entre a vice-prefeita Lourdinha Lyra e o deputado federal José Thomaz Nonô. A pauta seria a confirmação do PFL na composição com o PMN. Mas Nonô não apareceu até o final da reunião.

JL

Num discurso mais demorado, João Lyra mostrou segurança e descontração. Falou do fortalecimento de sua candidatura e destacou a união com o PMN. “O Celso tem tido, na gestão atual, um papel fundamental para garantir a governabilidade deste Estado. Ele, à frente desse grupo de pessoas comprometidas com Alagoas, está se juntando ao nosso grupo para que Alagoas fique cada vez mais forte. É bom deixar claro que nada é oficial, porque a lei não permite. Esta reunião de hoje confirma, entre nós, um acordo irreversível; mas temos que obedecer os prazos da lei”, explicou João Lyra.

O acordo

A definição da união PTB/PMN havia sido sacramenta. Acreditava-se que hoje o nome do pré-candidato ao Senado Federal fosse anunciado. O acordo entre João Lyra e Celso Luiz foi divulgado com exclusividade pelo Alagoas24horas, no dia 15 de janeiro – todo o acerto foi feito em Pão de Açúcar, durante as festividades em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.

Deputados presentes

Estiveram na reunião, além do presidente da ALE, os deputados Arthur Lyra, Alves Correia, Cabo Luiz Pedro, Cícero Ferro, Cícero Amélio, Gervásio Raimundo, Fernando Duarte, João Beltrão, Sérgio Toledo, Nelito Gomes de Barros, Isnaldo Bulhões, Chico Tenório, Marcos Barbosa, Marcos Ferreira e Zé Pedro da Aravel. Do bloco de apoio a Celso Luiz apenas Gilvan Barros não compareceu porque está fora do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos