CBTU apresenta novo trem para o NE

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, CBTU, iniciou hoje o seminário “Maceió nos Trilhos”, que conta com a participação de autoridades de todo o país para debater o sistema de trens urbanos e o desenvolvimento da cidade. A principal questão do encontro é a apresentação do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.

“A filosofia de um veículo leve que pode operar nas linhas ferroviárias e transpor as linhas ferroviárias para o meio urbano, trafegando entre os ônibus é um conceito antigo, que já vem sendo usado na Europa, Ásia, só que a gente não tem no Brasil”, explica, adiantando também que o sistema é viável em cidades como Maceió, Natal, Vitória, João Pessoa.

Parecido com um bonde, moderno, o VLT utilizaria baixa emissão de ruído e pouca vibração, além do elevado padrão de conforto, design moderno, com probabilidade de usar gás natural, diesel, energia elétrica, álcool ou gás natural.

De acordo com o superintendente da CBTU em Alagoas, Adeilson Bezerra, o novo trem deve ser colocado em prática no ano que vem, para melhorar a utilização do transporte ferroviário de Alagoas, que seria “mau-utlizado”, pela falta de equipamentos melhores.

Atualmente, os trens no Estado fazem a viagem Maceió-Lourenço de Albuquerque e atende passageiros de nove bairros da capital alagoana e de cidades como Satuba e Rio Largo.

Amanhã, o encontro continua de 9h às 18h30, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Um dos destaques é a mesa redonda com representantes das prefeituras de Maceió, Rio Largo e Satuba, marcada para as 15h30.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos