IMA divulga resultado das amostras da água do Sistema Pratagy

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga amanhã, o laudo e o parecer técnico das amostras de água recolhidas do Sistema Pratagy depois do acidente ocorrido na semana passada, nas imediações da Usina Santa Clotilde. Segundo Manuel Messias, gerente do laboratório do IMA, os resultados mostram que a usina realmente foi a culpada pelo dano causado à natureza.

“O que vimos nas análises foi um baixamento do oxigênio em 0,1mg por litro em todo o percurso do rio, devido ao derramamento de vinhaça. Com esse nível, nenhum ser sobrevive”, destacou Manuel Messias, ressaltando a grande mortandade de peixes que ocorreu na área afetada.

Com o resultado, o laudo com o parecer técnico será enviado para a presidência do IMA e, em seguida, para a Procuradoria Jurídica do órgão, que irá calcular a multa, que varia de R$ 50 a R$ 50 milhões, uma vez que a usina será enquadrada na Lei de Crimes Ambientais.

A presidente do IMA, Sandra Menezes, afirma que o valor da multa será revertido em ações de recuperação dos danos ambientais causados pelo derramamento da vinhaça. “Nós sabemos que a própria natureza ajuda a reverter o que foi causado a ela, mas o que podemos fazer é evitar que aconteçam outros acidentes como esse, portanto, a usina é obrigada a recuperar a área e arcar com as sanções cabíveis”, destaca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos