Lessa vai inaugurar estação de tratamento do Pratagy após carnaval

O governador Ronaldo Lessa inaugura, logo após o período carnavalesco, a estação de tratamento do sistema Pratagy, localizado no Benedito Bentes, obra que beneficiará mais de 200 mil pessoas com água de melhor qualidade na capital e antigo sonho da sociedade alagoana retomado na administração de Lessa, após vários anos paralisada em governos anteriores.

A obra, de acordo com o diretor-presidente da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Água em Alagoas (Casal), Jorge Briseno, beneficiará a população dos bairros de todo o complexo Benedito Bentes, estimada em mais de 100 mil habitantes, que agrega mais de 10 conjuntos residenciais.

Com a inauguração da estação, outro bairro passará a fazer parte do Sistema Pratagy. Trata-se do populoso Jacintinho, que também tem uma população estimada em aproximadamente 100 mil pessoas.

“Com essa estação de tratamento do Pratagy, o governo de Alagoas oferta uma água de excelente qualidade à população do complexo Benedito Bentes e desafoga o Sistema Reginaldo, uma vez que o bairro do Jacintinho sai desse sistema e vai para o Pratagy”, explica Briseno.

Dessa forma, de acordo com Jorge Briseno, com o bairro do Jacintinho sendo operado pelo sistema Pratagy, bairros da zona norte baixa de Maceió, como Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras e Cruz das Almas, terão uma oferta melhor de água. Com a entrega da estação de tratamento do Pratagy a oferta de água de ótima qualidade atingirá a capacidade de 2 mil metros cúbicos por hora.

Abastecimento é reforçado na capital

Paralelo à obra da estação de tratamento que será inaugurada, a Casal também entregará à população da capital o funcionamento de mais uma bomba do seu sistema de abastecimento, que pertence ao sistema Casal/Pratagy. Trata-se do funcionamento da 1ª fase para a melhoria da qualidade dos serviços e da oferta de água da companhia na capital, que vai instalar, em paralelo, três bombas em seu sistema. “Uma das bombas desse sistema da Casal já está funcionando. Inauguraremos a segunda bomba, que está em fase de testes, de um total de três”, disse o diretor.

Sobre o sistema de saneamento em Maceió, Segundo Briseno, Maceió possui hoje 28% de saneamento básico, incluindo rede coletora de esgoto e fossas sépticas, que, inclusive, foram inauguradas na gestão da ex-prefeita da capital e atual secretária executiva da Saúde, Kátia Born.

Briseno afirmou ainda que nos próximos dias deverão funcionar as ligações da orla lagunar e de uma rede instalada no Stella Maris, no bairro de Mangabeiras, com uma extensão de 55 Km de esgotamento sanitário. Quando a parte da orla lagunar e do Stella Maris entrarem em ação, o índice de saneamento passará de 28% para 35%, somente na capital.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos