Empreendedorismo com cidadania

Apesar da limitação de recursos que as administrações municipais enfrentam em Maceió, o prefeito Cícero Almeida inova a cada dia. O espírito empreendedor está presente. São obras e realizações diversas espalhadas por toda cidade.

Recentemente, foi lançado o projeto guardião da cidadania, cujo objetivo é permitir a inclusão social, garantindo que jovens possam ser capacitados e passem a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Somente na SMCCU, vinte receberam vários ensinamentos e já acompanham os fiscais nos trabalhos de campo.

Apesar das dificuldades, o prefeito e de toda a sua equipe, procuram enfrentar os desafios com competência, criatividade, disciplina e perseverança. E a população reage com satisfação, garantindo à atual gestão um elevado índice de aprovação (80%).

Dois pontos são fundamentais para explicar o atual momento: primeiro, a sinalização política do governo no sentido de possibilitar as condições ideais de funcionamento da prefeitura; segundo, a eficácia da gestão, que busca com inteligência coletiva a participação dos inúmeros talentos existentes no serviço público municipal.

Outro aspecto fundamental é a recuperação da motivação dos servidores. Este era o maior desafio. Com salários defasados, há anos sem receber quase nenhum treinamento, com uma auto-estima muito baixa, a força de trabalho com a qual a prefeitura pode contar está mostrando os resultados.

A prefeitura de Maceió é hoje uma instituição com credibilidade perante a sociedade. Nos atuais métodos de trabalho, a prática da administração empreendedora e a busca sistemática de responder às necessidades da população e dos servidores municipais.

A análise e o planejamento são atividades intelectuais de um empreendedor que geram um complexo de ações a serem executadas por pessoas. E, neste sentido, a palavra-chave chama-se “motivação”.

Foi necessário priorizar algumas ações: envolver a sociedade na formulação de idéias e busca de soluções; melhorar as condições internas de infra-estrutura; buscar o apoio da classe política para aprovação de emendas parlamentares que possibilitarão recursos adicionais; melhorar as prestações de serviços realizadas pelos diversos órgãos que compõem a estrutura administrativa; melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas municipais.

Essas e outras ações propiciarão as condições ideais para o desenvolvimento sustentado de Maceió. Neste aspecto, a quebra de paradigmas e a busca incessante de alternativas serão indispensáveis.

Apesar de tantas adversidades que flutuam diariamente no ar, o melhor caminho para vencer os inúmeros obstáculos continuará sendo o trabalho integrado.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

Deixe um comentário

Vídeos