Abílio recebe projeto para instalação de parque natural marinho em Alagoas

O vice-governador Luis Abílio comemorou a iniciativa do presidente da região francesa de d’Aquitaine, Alain Rousset, de propor um projeto para instalação de um parque natural marinho em Alagoas voltado para o ecoturismo. Rousset pretende também realizar um evento em Maceió com objetivo de divulgar o sucesso da relação de cooperação entre Alagoas e estado de d’Aquitaine.

“A posição demonstra a credibilidade que nosso Estado vem acumulando perante as autoridades francesas no momento em que Alagoas vem consolidando o processo de disseminação do gado de corte da raça Blonde”, afirmou o vice-governador, acrescentando que a idéia da instalação do parque foi lançada durante encontro no Salão Internacional de Agricultura, encerrando a primeira etapa da viagem oficial de Luis Abílio e comitiva à França.

“Alagoas se constitui hoje como uma porta de entrada para o Nordeste para o programa de inseminação genética da raça Blonde/Nelore. Já temos cerca de 60 criadores e nós propomos ampliar bem mais sua criação entre os pecuaristas alagoanos pela produtividade que a raça proporciona”, disse Mário Pedrosa, presidente da Associação dos Criadores da raça Blonde no Nordeste. Mário acompanhou a comitiva governamental em diversos encontros em Paris.

Luis Abílio também se encontrou com a embaixadora do Brasil na França, Vera Pedrosa. Ela recebeu material promocional do Estado e do contrato do convênio entre o governo de Alagoas com a região de d`Aquitaine e ela fez questão de deixar o corpo diplomático à disposição do Estado.

Em maio, está prevista uma visita de uma comitiva composta por representantes da Universidade Federal de Alagoas e empresários alagoanos para aperfeiçoar a relação com a região francesa. “Contamos com o aval do governo francês, porque também existe o interesse na área de transferência de tecnologia no campo do biodiesel”, comentou Abílio, acrescentando que é preciso envolver esses segmentos e, inclusive, do setor sucroalcooleiro, já que o Estado desenvolve o papel de induzir o processo de desenvolvimento.

Nesta sexta-feira, Luis Abílio e a comitiva oficial se encontram em Pequim, na China, onde será assinado um protocolo de intenções para captação de recursos a serem aplicados numa obra de saneamento completo para cidade de Maceió.

Há um ano, o governo de Alagoas, por meio da Casal e da Secretaria Coordenadora de Infra-Estrutura, enviou aos representantes da empresa de financiamento chinesa Time Creow Engineering um estudo técnico acerca do saneamento completo da cidade de Maceió. E, há seis meses, o governador interino recebeu em Maceió uma comitiva da empresa, que realiza investimentos na Bolívia, em Portugal e em vários países africanos. O grupo manifestou interesse em financiar o projeto de saneamento da capital. A empresa chinesa está custeando o deslocamento da comitiva alagoana em toda a segunda etapa da viagem.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos