Ufal atende exigência do MEC e inicia auto-avaliação

Começa hoje e vai até o dia 17 deste mês, o prazo para que professores, técnicos administrativos, estudantes e gestores da Universidade Federal de Alagoas, Ufal, realizem uma auto-avaliação.

A atividade é uma exigência do Ministério da Educação, MEC, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é avaliar as atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

A auto-avaliação institucional é um processo mais global de avaliação das instituições de ensino superior no país e deve apreender o universo institucional em sua complexidade, abrangendo diferentes dimensões e agentes.

O questionário a ser preenchido é apenas uma das três fases do processo de avaliação da educação superior que compõem o Sinaes. As outras duas são uma avaliação externa dos cursos de graduação e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o qual é feito por amostragem e analisa o aluno duas vezes durante a graduação.

As informações obtidas com o Sinaes deverão ser utilizadas pela instituição para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais, para orientar políticas públicas, e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Para responder o questionário, professores, técnicos administrativos e gestores devem utilizar o número do CPF, no site www.cpa.ufal.br. Já os alunos de graduação e pós-graduação utilizarão o número de matrícula e a data do nascimento.

Neste primeiro semestre de 2006, a Comissão Própria de Avaliação fará, entre outras coisas, a avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, além da discussão dos Relatórios Parciais.

Com informações da Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos