Governo escolhe padrão japonês para TV Digital

O governo decidiu adiar por mais alguns dias o anúncio oficial sobre qual será o padrão da TV digital adotado pelo Brasil. Antes de oficializar a escolha da tecnologia japonesa, o governo quer obter dos negociadores o compromisso de que pretendem investir no país.

Como porta-voz do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital, o ministro das Comunicações Hélio Costa disse ao final de uma reunião que durou mais de três horas no Palácio do Planalto, que "há um entendimento comum dos ministros de que os estudos técnicos realizados já permitem as conclusões sobre o modelo da TV digital a ser adotado pelo Brasil".

Costa, que apenas leu um comunicado dos ministros, e não deu detalhes da reunião, disse que o prazo solicitado será "o mínimo possível", mas necessário porque o governo está "em procedimento de negociação importantíssima".

A pendência para que o anúncio seja feito seria a formalização das contrapartidas oferecidas pelos japoneses, sobre a possibilidade de instalação de uma fábrica de semicondutores no país.

O governo teme que o anúncio da escolha enfraqueça seu poder de argumentação na etapa final das negociações, que poderiam envolver investimentos de até US$ 2 bilhões, segundo reportagem publicada pela Folha nesta semana.

Fonte: Correio Web

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos