Ministério do Trabalho visita clientes do Banco Cidadão

Banco CidadãoAlmir diz que projeto é modelo para trabalhar microcrédito com comunidades de baixa renda

Almir diz que projeto é modelo para trabalhar microcrédito com comunidades de baixa renda

O coordenador do Comitê Interministerial do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), do Ministério do Trabalho e Emprego, Almir da Costa Pereira, esteve ontem em Maceió visitando clientes atendidos pelo Programa de Educação para o Crédito e Cidadania (Pecc), desenvolvido pelo Banco do Cidadão, nos conjuntos residenciais Freitas Neto, Carminha, Selma Bandeira e Parque das Américas.

Almir veio conhecer de perto o modelo do Pecc – financia pessoas em situação de risco – para analisá-lo de modo a adaptá-lo em outras instituições. Ele informou que o ministério está elaborando um projeto de microcrédito que visa atender populações de renda já cadastradas no Bolsa- Família. “A idéia é que a gente com esse projeto ofereça mais opção para essas pessoas”, afirmou salientando que os clientes do Pecc se encaixam nesse perfil.

Para Almir, que visitou seis clientes, o Banco do Cidadão é visto como um modelo para se trabalhar o microcrédito produtivo orientado para populações de baixa renda, que hoje são alvo de programas como o Bolsa-Família. Ele explicou que a intenção é levar mais esse serviço para aquela população. “E o modelo que a gente conheceu aqui colabora muito para esse projeto”, frisou.

Para o presidente do banco, Pedro Verdino, que acompanhou o coordenador do PNMPO nas visitas, o grande desafio hoje é atender esse público excluído do processo econômico e social. “O banco está fazendo esse tipo de financiamento, que é inovador nacionalmente. Nós queremos o apoio do ministério com recursos do PNMPO. Eu espero que se concretize uma parceria entre o banco e o ministério no sentido de se aumentar o volume de pessoas atendidas pelo Pecc. Mais de 80% dos beneficiários tem hoje o Bolsa-Família”, assinalou ele.

Verdino revelou ainda que entregou ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Petrus Ananias, o projeto de expansão do Pecc o qual é direcionado exclusivamente para as pessoas cadastradas no Bolsa-Família. Segundo ele, em torno de 200 pessoas já foram beneficiadas com a concessão de empréstimos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos