Interurbano de telefone fixo para celular ficará 7,99% mais caro

As ligações interurbanas de telefones fixos para celulares vão ficar 7,99% mais caras. O aumento aprovado hoje pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) passará a valer depois que a decisão do conselho diretor for publicada no Diário Oficial da União e dois dias depois que as empresas publicarem os novos valores em jornais de grande circulação.

Segundo nota divulgada pela Anatel, o reajuste foi calculado com base na variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de dezembro de 2003 a dezembro de 2004, que ficou em 12,13%.

As tarifas das chamadas interurbanas de fixo para celular não eram reajustadas desde fevereiro de 2004.

O aumento autorizado agora deveria ter sido aplicado em junho de 2005, mas na época as empresas não chegaram a um acordo sobre o valor de uso da rede móvel (VU-M), que serve como base de cálculo para a remuneração das teles celulares quando recebem chamadas da rede fixa.

Na época, então, a agência autorizou apenas o reajuste para as chamadas locais entre fixos e celulares. O índice aprovado hoje para as ligações interurbanas é o mesmo aplicado em junho do ano passado para essas ligações locais.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos