Adene qualifica pequenos produtores de mandioca em AL

Brasília – A Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) promoverá em Alagoas, a partir deste e pelos próximos seis meses, cursos para formar Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs). Para a realização desses cursos, cujo público-alvo são agricultores familiares de 14 municípios alagoanos, a Adene investirá R$ 140 mil, dos quais já foram liberados R$ 75,7 mil. A iniciativa tem a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL).

Com esses cursos, a Adene e a Fetag pretendem repassar aos agricultores novas tecnologias de manejo da mandioca com a finalidade não só de melhorar a gestão dos seus negócios, mas também de transmitir-lhe noções de comercialização dos seus produtos, utilizando de forma sustentável os recursos disponíveis, com o que será possível aumentar sua produtividade, gerar mais emprego e renda e fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e a agricultura familiar no mercado local e regional.

Neste mês de abril, os cursos abordarão dois temas: Formas de Utilização e Tratamento da Manipueira e Diversificação das Formas de Utilização da Mandioca – alimentação animal. Ainda sem data definida, também serão ministrados cursos que tratarão do Beneficiamento da Raiz, da Colheita e da Conservação das Ramas e da Comercialização de Produtos e Subprodutos.

A Adene já capacitou 14 técnicos locais em agropecuária que atuarão como Agentes de Desenvolvimento Rural nos 14 municípios onde os cursos serão ministrados. Esses ADRs participaram de 200 horas/aula ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em cada um desses municípios serão qualificados 70 agricultores rurais. Uma das finalidades dos ADRs é a de, também, facilitar o acesso dos agricultores aos créditos destinados à agricultura familiar, aos serviços sociais básicos e aos processos de construção de infra-estrutura produtiva e social.

Municípios beneficiados

Arapiraca (Vila Aparecida), Campo Grande (Sitio Angico), Coité do Nóia (Sind. Trab. Rurais Coité do Noia), Craíbas (Sitio Lagoa da Angélica), Feira Grande (Comunidade Massape), Girau do Ponciono (Sitio Genipapo), Igaci (Sitio Baixo), Junqueiro (Povoado Riachão), Lagoa da Canoa (Sitio Lagoa do Mato), Limoneiro de Anadia (Comunidade Pé Leve), Olho d’Água Grande (Comunidade Malicia), Palmeira dos Índios (Povoado Algodãozinho), São Sebastião (Povoado Maracujá), e Taquarana (Povoado Tabocas).

Fonte: Ministério da Integração

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos