Evento reúne assessores internacionais de universidades

“A Institucionalização da Educação Internacional” é o tema da XVIII reunião do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) que será aberto hoje, em Maceió, no auditório do hotel Ponta Verde, às 9 horas, com a participação de reitores, professores e técnicos de diversos estados brasileiros.

Três Oficinas de Formação fizeram parte da abertura da reunião do Conselho Deliberativo, ontem, para os participantes: “Gestão da Mobilidade Acadêmica”, que será proferida pela professora Renée Zicman, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; “Planejamento para Ações de Cooperação Internacional”, com a professora Helena Martinez, da Universidade Politécnica da Catalunya de Barcelona, e “Gestão de Convênios e Contratos, e Captação de Recursos Internacionais” com Luiz Cortez, da Unicamp.

Com o tema “As Universidades no Contexto das Relações Internacionais: Como Enfrentar os Desafios da Institucionalização”, a professora Ana Lúcia Gazola, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fará a conferência de abertura, a partir das 9 horas.

Ainda na programação, estão definidas três Mesas Redondas. Com o tema “Os desafios da institucionalização universitária: macro visão”, serão palestrantes Lúcio Botelho, reitor da Universidade de Santa Catarina; Manassés Fonteles, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Luiz Rizzon, presidente da Organização Universitária Interamericana; Heitor Gurgulino de Souza, da Universidade das Nações Unidas e Alessandro Candeas, assessor de Relações Internacionais do Ministério da Educação.

Durante a segunda Mesa Redonda, com o tema “Institucionalização no âmbito acadêmico: como fazer com que os programas de mombilidade acadêmica sejam eficazes na graduação e na pós-graduação”, serão debatedores os professores Pedro Flores, Pierre Fayard, Grabiele Althoff e Benício Schmidt.

“A gestão da Cooperação Internacional”, “Financiamento para Cooperação Internacional”, “A Oficialização do papel das Assessorias de Cooperação Internacional no processo de internacionalização das universidades” e “Como avaliar a qualidade e a pertinência do processo de internacionalização” são os temas das mesas redondas que encerrarão o evento.

Atualmente, a Assessoria de Intercâmbio Internacional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é coordenada pelo professor Ricardo Sarmento, e tem como atribuições apoiar implementação da cooperação técnica, científica e cultural, promover o intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação, professores e técnicos da Ufal.

Além disso, segundo explica Ricardo Sarmento, a assessoria promove apoio aos alunos, professores e pesquisadores estrangeiros beneficiários dos acordos de cooperação e intercâmbios internacionais.

Fonte: Ronaldo Lima

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos