Câmara vota nesta quarta o processo de cassação de Mentor

O Plenário da Câmara dos Deputados vota hoje o processo de cassação do mandato do deputado José Mentor (PT-SP), acusado de receber, por intermédio de seu escritório de advocacia, R$ 120 mil da empresa 2S Participações, pertencente a Marcos Valério Fernandes de Souza, suposto operador do esquema do mensalão.

A Mesa Diretora chegou a cogitar o adiamento da votação para garantir o prazo regimental para recurso. No entanto, como Mentor abriu mão da prerrogativa, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, decidiu manter a votação para hoje.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou em 30 de março, por nove votos a quatro, o parecer do deputado Nelson Trad (PMDB-MS), que recomenda a cassação do mandato de Mentor. Trad foi o segundo integrante do conselho a relatar o processo, depois que o parecer do deputado Edmar Moreira (PFL-MG) pela absolvição foi rejeitado. O relatório aprovado aponta ainda que o repasse por meio do escritório pode ter permitido a lavagem do dinheiro, com o pagamento de impostos reduzidos.

Em sua defesa, o petista argumentou que recebeu o dinheiro como pagamento de três pareceres jurídicos elaborados por seu escritório de advocacia para o escritório Tolentino & Melo Assessoria Empresarial _que tem Valério como sócio. Mentor nega relação de Marcos Valério com o pagamento.

Segundo o deputado, a prova de que a movimentação financeira foi feita de maneira legal é o fato de ele ter notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos sobre a movimentação.

Medidas provisórias

Como o processo de cassação é uma matéria não-legislativa, o Plenário pode votar o processo contra Mentor independentemente de conseguir votar as medidas provisórias que trancam a pauta do Plenário. O início da discussão do caso Mentor está marcado para as 16 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos