Alagoas será segundo estado com identificação digital nos presídios

O Sistema Prisional de Alagoas deve, em breve, fazer parte do Sistema de Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (Afis). A medida vai agilizar as informações sobre os presos do Estado entre os órgãos de segurança pública.

Esta manhã o diretor do Instituto de Identificação, Niplon Santos, reuniu o secretário de Ressocialização e os demais diretores de unidades prisionais para discutir a implantação do sistema digital nos presídios.

Segundo Niplon, Alagoas vai ser o segundo Estado a ter o programa implantado. “O Estado do Rio de Janeiro foi quem realizou o teste piloto no Brasil. Com a implantação do programa, os diretores vão poder ter controle efetivo da movimentação de presos e visitação nas unidades de forma digital, tudo vai ficar registrado no sistema Afis”, explicou.

O diretor do instituto informou ainda que na próxima semana vai ser realizada uma outra reunião com a cúpula da ressocialização para ser acertados os detalhes da implantação do sistema. “A implantação é fato, precisamos apenas acertar detalhes da implantação. O Instituto de Identificação já trabalha com o sistema Afis e a ampliação do projeto vai facilitar a informação dos dados com os órgãos interligados”, completou Niplon.

Afis

O Afis é utilizado nacionalmente e é interligado com o sistema de Informações Criminais – SINIC, dando origem ao Sistema de Identificação Nacional – SIN, que permite a rápida identificação, por meio da impressão digital, e o acesso à identificação de criminosos.

O sistema AFIS já é utilizado por diversos organismos policiais e agências de identificação do mundo. A versão que está sendo implantada no Brasil é de última geração e reúne os últimos avanços desta tecnologia. Suas vantagens são rapidez, precisão e facilidade em identificar uma pessoa através da impressão digital. Um simples fragmento de digital já é suficiente para o sistema fazer a identificação.

O projeto se tornou viável com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, que funcionará como órgão alocador de recursos e permitirá aos estados membros a aquisição dos materiais das estações de trabalho, bem como a própria expansão do sistema já existente.
O AFIS foi fornecido pela empresa estatal francesa SOFREMI, por meio do projeto PROMOTEC, que visa à modernização da Polícia Federal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos