Festival Sabor Brasil apresenta gastronomia de Alagoas

Até o próximo dia 23 de abril, cerca de 24 estados, 70 cidades e 1.057 restaurantes e lanchonetes, participam do Festival Sabor Brasil – um dos maiores festivais gastronômicos do País.

O festival é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel).

Em Alagoas, estão participando do Festival 33 restaurantes, nas cidades de Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira. Segundo a Gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Fátima Torres, o objetivo do Festival é de incentivar a gastronomia local como atrativo para a população local e para os turistas, por intermédio da gastronomia. “A Gastronomia também preserva a cultura e movimenta o turismo, além de ser um dos fatores de crescimento e identificação para o setor no Estado”, diz.

Festival Brasil Sabor

Para participar do Festival, os restaurantes criaram um prato específico, levando em consideração as características e tradições de cada Estado. Os pratos têm preços promocionais e, a cada prato vendido será doado R$ 1,00 ao Programa Fome Zero.

Para o empresário Osvaldo Moreira, dono do Restaurante Akuaba e idealizador do prato batizado como Sirimanguaba, esta iniciativa é importante para Alagoas no contexto da Gastronomia, porque além de movimentar a economia, fortalece o segmento no Estado. “O público local e os turistas estão recebendo muito bem o festival”, afirma Osvaldo.

Sirimanguaba

Criar um prato exige muita criatividade. O Sirimanguaba foi inspirado na Lagoa Manguaga e no seu ilustre morador, o siri. “Resolvemos homenagear o siri, construindo um prato tipicamente nordestino”, comenta Osvaldo Moreira, dono do Restaurante Akuaba.

O Sirimanguaba é feito com filé de siri, cebola, azeite, suco de limão e queijo coalho. Para saber mais sobre o Festival Sabor Brasil, os restaurantes em Alagoas e as receitas, visite o site www.brasilsabor.com.br.

Fonte: Agência Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos