Governo promete elaborar calendário de pagamento de ICMS

Durante reunião ocorrida na manhã de hoje, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) entre os prefeitos das cidades alagoanas serviu para discutir o descaso do governo, em relação ao desembolso para o pagamento do ICMS repassando a menor parte aos municípios.

Segundo cálculos da AMA, o valor do débito chega a R$ 33 milhões de reais. O problema se arrasta há oito meses desde que os repasses a menor foram detectados e ficou comprovado que os comandos estavam sendo feitos pela Sefaz e no pela Caixa Econômica, como foi cogitado pelo governo.

De acordo com a presidente Rosiana Beltrão, os prefeitos decidiram na assembléia que vão esperar até amanhã para que o governo entregue o calendário para o desembolso do ICMS, antes de mover uma ação judicial. Pela legislação, o prazo para reclamação do débito é de cinco anos. Os valores apurados -R$ 33 milhões- representam para os municípios, depois de distribuídos , cerca de uma cota e meia de ICMS mensal.

Fundeb

O governador anunciou que já determinou a Sefaz o pagamento da diferença na cota do Fundef de março. O fundo de desenvolvimento da educação um outro problema que merece atenção imediata dos prefeitos.

Segundo o consultor Luis Geraldo o momento delicado e um planejamento bem elaborado vai fazer toda a diferença na hora da transição para o Fundeb.

Os prefeitos precisam se concentrar na cobrança ao governo de fixar valores que realmente atendam as necessidades das crianças das creches e do ensino infantil e que o percentual pago no ensino fundamental seja reajustado para corrigir as distorções existentes.

Leia Também

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos