Luis Abílio garante participação do governo estadual no Programa Luz Para Todos

O governador Luis Abílio garantiu a participação do Estado no projeto do governo federal Luz Para Todos, que em Alagoas já beneficiou 22.164 mil domicílios da zona rural. A informação foi dada durante reunião com representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira; da Eletronorte, Henrique Luduvice, e da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Joaquim Brito, realizada na última segunda-feira, no Palácio República dos Palmares.

“Este projeto é muito importante para Alagoas, porque tem o foco na inclusão social. A Secretária Coordenadora de Infra-estrutura e a Ceal irão cuidar da parte do contrato e até o final do mês irei informar aos representantes do programa em Alagoas quanto de recursos o governo do Estado poderá disponibilizar”, disse Abílio.

Durante a reunião, o diretor de Operações da Chesf, Mozart Bandeira, informou sobre os avanços do Programa Luz para Todos no Brasil e em Alagoas e disse que no país cerca de 2,9 milhões de brasileiros da zona rural já têm acesso à energia elétrica. “O programa no Estado tem tido um andamento muito bom. A expectativa e de que até 2008 todos os cidadãos alagoanos que moram na zona rural tenham acesso à energia elétrica”, comentou o diretor.

Ele acrescentou que foram firmados dois contratos com a Ceal no valor de R$ 60 milhões cada. E que o programa é realizado por meio de uma parceria entre o governo federal, a Ceal e o governo do Estado.

O funcionário da Ceal e gestor do programa em Alagoas, Vladimir de Abreu, disse que 80% dos municípios alagoanos já foram beneficiados pelo Luz Para Todos e que o Iteral e Secretaria de Agricultura têm participado do Comitê Gestor. “Isso tem sido muito positivo, porque muitos assentamentos ligados ao Iteral foram contemplados com energia elétrica”, ressaltou.

O Programa Luz Para Todos foi iniciado pelo governo federal em 2004 com o objetivo de levar energia elétrica para cerca de 10 milhões de pessoas do meio rural até 2008. Ele é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com a participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas, e está sendo realizado em parceria com as distribuidoras de energia e os governos estaduais. Com a chegada da energia elétrica na zona rural as pessoas terão acesso a vários programa sociais, a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, além da geração de renda.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos