Secretaria Municipal de Planejamento exibe imagens de Maceió captadas por satélite

A equipe de geoprocessamento da Secretaria Municipal de Planejamento apresenta amanhã, às 9h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as imagens de Maceió que foram captadas pelo satélite americano Quick Bird.

As imagens, produzidas em alta definição, serão usadas para acompanhar e planejar o crescimento ordenado da Capital, já que as atuais imagens do banco de dados do município datam de 1998, apresentando, portanto, uma defasagem de oito anos de desenvolvimento urbano.

Segundo a diretora de geoprocessamento do município, Ana Paula Alencar, o trabalho de atualização do banco de dados foi financiado pelo Programa Nacional de Administração Fiscal do Município (PNAFM), que alocou recursos da ordem de R$ 600 mil para que a Prefeitura de Maceió viabilizasse o projeto.

Ela conta que as novas imagens serão usadas, por exemplo, nos estudos iniciais para execução do projeto do eixo viário Vale do Reginaldo, além de servir também para análises ambientais na região metropolitana da Capital. "No caso do Vale do Reginaldo, as imagens ainda servirão para os projetos na área de habitação, observando-se a ocupação de grotas e encostas", explica Ana Paula Alencar.

A produção das imagens de satélite contou com a supervisão de profissionais da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além dos recursos financeiros, o convênio com o PNAFM também prevê o treinamento dos técnicos do município, para aprender como manipular as imagens corretamente e operar equipamentos de GPS.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos