Sai a lista dos vencedores do Prêmio BNB de Jornalismo 2005

Profissionais do jornalismo de cinco Estados brasileiros foram contemplados com o Prêmio BNB de Jornalismo 2005, nas categorias nacional e extra-regional. Os certificadores foram entregues em solenidade no Cineteatro do Centro Cultural BNB-Fortaleza, com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e superintendentes do Banco, além de convidados e profissionais ligados à comunicação.

Durante a solenidade, o Banco do Nordeste fez o lançamento do Prêmio BNB de Jornalismo 2006, que contemplará com prêmios no total de R$ 105 mil os melhores trabalhos jornalísticos divulgados ao longo deste ano enfocando o tema: "O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas".

Concorreram ao Prêmio BNB de Jornalismo 2005 profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 60 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “Crédito como indutor do desenvolvimento do Nordeste do Brasil”.

Distribuído nas categorias nacional, estadual, universitário e extra-regional, além de um prêmio especial disputado por matérias veiculadas em cidades com menos de dez mil habitantes, o Prêmio BNB de Jornalismo 2005 abrange premiações no total de 100 mil, dos quais R$ 33 mil distribuídos em quatro prêmios na categoria nacional (Rádio, TV, Jornal e foto), no valor de R$ 8,5 mil cada.

PRÊMIOS NACIONAIS DIVIDIDOS

Segundo o gerente de Comunicação Social do Banco do Nordeste, Maurício Lima, o alto nível dos trabalhos concorrentes pode ser aferido pelo grande número de empates na premiação. Na categoria nacional, todos os prêmios tiveram dois trabalhos vencedores. São eles:

Mídia impressa-texto:
– Osvaldo Scaliotti Neto, Claude Bornel e Dalviane Pires, do Jornal O Povo, de Fortaleza-CE, com a série de reportagens “Crédito para o desenvolvimento; e
– Inês Andrade e Viviane Barros Lima, do Jornal do Commercio, de Recife-PE, com a série de reportagens “Os caminhos do crédito”.

Mídia impressa-foto:
– Evilázio Bezerra, do jornal O Povo, de Fortaleza, com a foto “Crédito para a agricultura familiar – plantar para não faltar”; e
– Teresa Maia, do jornal Diário de Pernambuco, de Recife, com a foto “Turismo rural”.

Mídia eletrônica-TV:
– Ana Quezado, Eulália Camurça, Susy Costa Dias, Ricardo Nunes e Eveline Frota, da TV Verdes Mares, de Fortaleza, com a série de reportagens “Empréstimos; e
– Cristiane Correia, com a matéria “Prodetur Salvador/Costa dos Coqueirais”, veiculada na TV Educativa, de Salvador-BA.

Mídia eletrônica-rádio:
– Alexandra Torres, da Rádio JC/CBN, de Olinda-PE, com a matéria “Financiamento permite retomada da indústria têxtil de Camaragibe”; e
– Sílvia Lemos, com a matéria “Traçando o futuro”, divulgada na Rádio Cultura, de Aracaju-SE.

Extra-regional
Na categoria extra-regional, o Prêmio BNB de Jornalismo foi concedido ao trabalho “Na Rota dos Investimentos”, caderno especial sobre o Nordeste publicado no jornal O Estado de S. Paulo, e que teve a participação dos jornalistas Carmem Pompeu, Clayton Netz, Ângela Lacerda, Juliana de Souza, Amaury Segalla, João Paulo Nucci, Luciano Coelho, Manoela Rios, Armando Mendes, Lucimara Correa, Alexandre Ramos e Ricardo Rodrigues.

Prêmio estaduais
Além dessas premiações, o Prêmio BNB de Jornalismo abrange os prêmios estaduais, nas categorias mídia impressa e mídia eletrônica, no valor de R$ 2 mil cada. Esses prêmios serão concedidos em cada um dos Estados de atuação do BNB, aos melhores trabalhos não classificados nos prêmios nacionais. Há ainda um prêmio estadual especial para universitários, no valor de R$ 1 mil; e o prêmio especial para trabalhos publicados em veículos da mídia impressa e/ou eletrônica localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes, visando estimular a interiorização da informação jornalística.

Em Alagoas, houve apenas concorrentes para a categoria Mídia Impressa. O vencedor foi o jornalista Severino Carvalho, do O Jornal, com a foto “Por dentro do Bambu”. A premiação será feita na redação do O Jornal, com a presença do superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos.

DISPUTA

Concorreram ao Prêmio BNB de Jornalismo 2005 trabalhos publicados nos nove Estados nordestinos e em Minas Gerais, além de Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 trabalhos foram selecionados, sendo sete universitários e três oriundos de cidades com menos de 100 mil habitantes. Juntos, os trabalhos inscritos somaram 70,8 páginas inteiras de jornal, 32 páginas de revistas, 3 horas de matérias de televisão e 4 horas de matérias de rádio sobre o tema em questão, gerando grande exposição do Banco na mídia. Os trabalhos vencedores serão editados em livro (impressos), DVDs (TV) e CDs (Rádio), para distribuição posterior junto aos profissionais e universidades.

O PRÊMIO

De caráter anual e aberto a estudantes e profissionais de jornalismo de todo o País, o Prêmio BNB de Jornalismo foi lançado na década de 1980, tendo sido editado até 1999, contemplando apenas trabalhos publicados na mídia impressa. Retomado há três anos pela atual gestão, o Prêmio tem como objetivo estimular o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, capazes de contribuir para a inclusão social e fortalecimento da cidadania no Brasil e no Nordeste. “O microcrédito como instrumento de inclusão social no Nordeste do Brasil” e “Agricultura Familiar: produzindo mais para alimentar o Nordeste” foram as temáticas anteriores.

Na edição 2006, o objetivo é estimular a produção de matérias que abordem o papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas. Importante segmento para a economia nacional e regional, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% dos estabelecimentos econômicos, geram 57% dos empregos totais e 26% da massa salarial, e respondem por cerca de 20% do PIB. Apesar de sua importância, as MPEs estão à margem da oferta de empréstimos, uma vez que 61% delas ainda não tomaram crédito bancário.

Ciente desta conjuntura, o Banco do Nordeste instituiu uma estratégia negocial voltada para apoiar o desenvolvimento desse segmento empresarial. Como resultado, no ano passado, as contratações de crédito do Banco aumentaram 33,1% em relação a 2004, atingindo R$ 6 bilhões, o triplo de 2003. Atualmente, 25% das operações do BNB são feitas com recursos da carteira comercial – que incluem o financiamento às MPEs.

Fonte: BNB

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