Mais de 500 casos de Dengue são notificados em Maceió

Profissionais de várias esferas da Saúde no município de Maceió estão mobilizados nas atividades da Semana Municipal de Combate à Dengue, que teve início hoje e se estende até a próxima sexta-feira.

Intensificando ações de prevenção e controle da doença, a movimentação incluiu, neste início de semana, buscas ativas no conjunto Rosane Collor e palestras educativas em escolas municipais, associações de bairro e prédios em construção.

Também dentro da programação, o gerente do Programa de Combate à Dengue no município, Paulo Carvalho, ministrou palestra educativa – no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – para técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Criadouros do mosquito transmissor, prevenção da doença, principais sintomas, diagnóstico e tratamento foram alguns dos assuntos abordados.

Conforme informação do coordenador das Ações de Campo do CCZ, Manoel Gomes de Araújo, até a primeira quinzena deste mês foram notificados 536 casos de dengue em Maceió, sendo 212 as ocorrências confirmadas, números que estão sendo combatidos com ações diretas – como buscas ativas e bloqueios de transmissão – e reforço nas orientações feitas casa a casa junto à população.

Doença

A dengue é uma doença dinâmica, a qual permite que o paciente evolua de um estágio a outro durante o curso da doença. Todo caso suspeito com hipótese diagnosticada deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica. Paciente com febre aguda, com duração máxima de até sete dias, acompanhada de sintomas como cefaléia e dores pode estar com dengue.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos